Corinthians prepara Museu Poliesportivo no Parque São Jorge para expor troféus de outras modalidades

  • Por Larissa Beppler e Daniel Keppler / Redação da Central do Timão

Prestes a completar 114 anos de fundação, o Corinthians é reconhecido mundialmente por suas conquistas no futebol. No entanto, a história do Alvinegro do Parque São Jorge transcende o esporte, e parte desse passado de glórias ganhará em breve um novo espaço de celebração na sede social do clube.

Isso porque o Timão trabalha em um projeto para instalar no local um espaço chamado Museu Poliesportivo. A ideia, proposta pela Diretoria Cultural do Corinthians, está sendo desenvolvida em parceria com a Diretoria de Esportes Terrestres.

O novo espaço está sendo construído no local que antes abrigava o restaurante panorâmico do Parque São Jorge e, anteriormente, a antiga sala de troféus do Corinthians. Com as obras supervisionadas pela Diretoria de Patrimônio e Obras, a meta é que o local esteja concluído ainda este ano, exibindo troféus conquistados pelo Timão em diversas modalidades nas quais o clube foi e ainda é representado.

Segundo apurou a Central do Timão, o museu poliesportivo funcionará como um espaço de convivência para os sócios do clube, além de servir para possíveis ações de diretorias, como a Cultural. No entanto, o local poderá eventualmente ser visitado por torcedores não associados, já que o clube planeja incluí-lo na visita monitorada do Parque São Jorge.

A diretoria cultural será a responsável pelo acervo do memorial, bem como a limpeza, manuseio e catalogação dos troféus. O diretor da pasta, Raul Corrêa da Silva, falou mais sobre o propósito do espaço:

O Memorial Poliesportivo vai ser uma forma de a gente dividir com a Fiel Torcida, com o sócio do clube, todos os nossos outros esportes. Nós temos hoje os departamentos, mas fica uma coisa presa, que ninguém vê. Eu lembro de ir lá, quando menino, quando era sala de troféus. O Teleco tomava conta, vendia as camisas… essa é a nossa história, precisamos dividir nossa cultura.”

Raul Corrêa também falou sobre os planos para o tour cultural do Corinthians: “Vamos ter o tour mais completo. Desde o Bom Retiro, passando pela Ponte Grande, pela USP também. Então vamos no Parque São Jorge, no CT. E nós vamos fazer para a Arena, que é para mostrar… Você não pode ter uma coisa guardada só com você.”

O diretor revelou, ainda, planos para comercializar produtos específicos do Memorial. “Para que o corinthiano que venha nos visitar, ele possa levar uma lembrança do Memorial. Felizmente, o presidente Augusto comprou a ideia e está nos apoiando bastante. É uma coisa que tem que vir e ficar, para a torcida e o sócio verem, cada troféu lindo que nós temos, hoje guardado e que ninguém tem acesso“, afirmou.

Marco Polo Lopes Pinheiro, diretor de Esportes Terrestres, elogiou a iniciativa do Cultural ao apresentar o projeto. “A gente ficou muito contente com a ideia. Pois temos um volume de troféus de modalidades além do futebol, como futsal, o basquete… tem boxe, handebol, voleibol. Inúmeros troféus que estão espalhados, guardados em alguns locais ou dentro dos próprios departamentos“, afirmou.

Ele prosseguiu: “Então essa ideia, a gente comprou junto com o Departamento Cultural e com o Raul. E estamos aqui para dar o apoio necessário para que a gente possa achar todo esse material, organizar e muito em breve ter esse novo espaço para o torcedor conhecer um pouquinho mais da história do clube.”

Stephanie Amorim, gerente geral do departamento cultural, também falou com a Central do Timão, reforçando a importância do futuro espaço para ajudar o corinthiano a conhecer mais da história do clube em outras modalidades, que por vezes carecem de visibilidade.

“(Será) um espaço onde os sócios possam ter acesso a esses troféus, conhecer mais a história do clube enquanto Parque São Jorge, enquanto modalidades, ter um ambiente de descontração para os sócios e também focar em uma outra parte da nossa história. Hoje a gente sente muita falta de ter essa vida para o Parque.”

Outra pessoa ouvida pela Central do Timão foi Cristiano Pereira, gerente do Memorial Corinthians, que destacou a quantidade de troféus já conquistados pelo Corinthians ao longo de sua história e a importância de resgatá-los e expô-los ao público.

Chegou um momento que não tem mais onde colocar troféus. Então, por que não resgatar, não dar um espaço somente para eles? Então, foi-se pensado fazer algo ali, onde outrora era um espaço de glórias, né? Para eles (outros esportes) também terem o mesmo destaque do futebol, além de prestigiar também o sócio, por ser um espaço aberto a eles.”

Além de ser multicampeão no futebol, o Corinthians possui uma rica história em diversas outras modalidades esportivas. Entre conquistas estaduais, nacionais, continentais e mundiais, o Timão já foi premiado em esportes como basquete, futebol de areia, futsal, vôlei, handebol, futebol americano, natação, showbol, remo, automobilismo, futebol society, asa delta, bocha, futebol de mesa, skate, tênis, atletismo e várias lutas, incluindo taekwondo, boxe e judô.

Veja mais:

Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.

Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.

Corinthians acerta contratação de Alex Brasil para cargo de executivo de futebol da base

Advogado explica imbróglio judicial de atacante com o Corinthians e situação contratual com o Vitória

Zagueiro é convocado e pode virar desfalque para o Corinthians em decisão da Copa do Brasil

Notícias do Corinthians

Rolar para cima