Na tarde desta quinta-feira, 27, o Corinthians realizou seu segundo treinamento preparatório para mais um compromisso pelo Campeonato Brasileiro 2023. Contudo, o clube se prepara para enfrentar um desafio adicional. Em um julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Corinthians foi punido devido a cantos homofóbicos proferidos por sua torcida durante o último Clássico Majestoso no Brasileirão, que ocorreu na Neo Química Arena, pela sexta rodada da competição nacional. Como resultado, o clube terá que jogar uma partida sem torcedores em sua própria casa, no confronto contra o Vasco da Gama, no dia 30 de julho.
Essa não é a primeira vez na história do Corinthians em que o clube enfrenta essa situação. O primeiro caso ocorreu em 2005, especificamente no dia 1º de maio, em um duelo contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro. Nessa ocasião, o time carioca foi obrigado a manter os portões fechados devido a uma confusão ocorrida no final de 2004, precisamente em uma partida contra o Corinthians. O confronto terminou com a vitória do Botafogo por 3 a 1.
No mesmo ano, a situação se repetiu em mais duas ocasiões: contra Flamengo e Fluminense. O Corinthians foi punido devido a uma briga envolvendo torcedores do clube após sofrer uma goleada contra o São Paulo, por 5 a 1, no Pacaembu. Em 12 de junho, o Corinthians venceu o Flamengo por 4 a 2, mas no dia 26, acabou sendo derrotado pelo Fluminense por 1 a 0. Ambos os jogos foram realizados no estádio Romildo Vitor Gomes, em Mogi Mirim.
Em 2013, o Corinthians enfrentou um dos episódios mais tristes de sua história. Durante a estreia do clube na Libertadores, contra o San José, na Bolívia, um sinalizador atirado por um torcedor corinthiano atingiu fatalmente o torcedor boliviano Kevin Espada. Esse incidente resultou em uma punição por parte da Conmebol, determinando que o Corinthians jogasse a partida contra o Millonarios sem a presença de torcedores no Pacaembu. O jogo terminou 2 a 0 para os brasileiros.
Ainda na Libertadores, em 2015, o Corinthians enfrentou novamente uma punição similar em um confronto contra o San Lorenzo, fora de casa. Nessa ocasião, os argentinos também foram punidos pelo uso de sinalizadores. O Alvinegro saiu vitorioso, ganhando a partida por 1 a 0.
O Corinthians se prepara para enfrentar o Vasco da Gama, na Neo Química Arena, em busca de mais uma vitória no Campeonato Brasileiro 2023. Mesmo sem o calor da torcida nas arquibancadas, o time deve buscar manter seu comprometimento e dar o seu melhor em campo.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Corinthians mantém tabu de 88 anos sem perder do São Paulo em seus estádios próprios
Malcom é anunciado como reforço do Al-Hilal; saiba quanto o Corinthians deve lucrar
Oficial! Corinthians anuncia contratação do zagueiro Lucas Veríssimo
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados