- Por Bruno Pantarotto / Redação da Central do Timão
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quinta-feira, 15, o desdobramento da tabela das quartas de final da Copa do Brasil. Os jogos de ida e volta do Corinthians estão agendados para os dias 05 e 12 de julho, o que pode gerar conflito de datas caso o Timão obtenha classificação para a Copa Sul-Americana.
Se o Corinthians terminar em terceiro lugar em seu grupo na Libertadores, a equipe não possui um espaço no calendário para participar dos playoffs da Copa Sul-Americana. A fase preliminar que ocorre antes das oitavas de final do torneio continental não estava originalmente prevista no calendário da CBF, que marcou os confrontos entre Corinthians e América-MG, válidos pelas quartas de final da Copa do Brasil, na mesma semana em que ocorrerão os jogos da Conmebol.
Os jogos dos playoffs da Copa Sul-Americana estão agendados para os dias 12 e 19 de julho. Portanto, a partida de ida do torneio continental coincide com o jogo de volta da Copa do Brasil.
No entanto, a classificação do Corinthians para a Sul-Americana ainda não está determinada. Para que isso ocorra, a equipe de Vanderlei Luxemburgo precisa evitar uma derrota para o Liverpool, do Uruguai, na última rodada da fase de grupos da Libertadores. Se vencer ou empatar, o Corinthians garantirá sua classificação para a fase preliminar da segunda competição mais importante do continente.
É importante destacar que os playoffs da Sul-Americana envolvem apenas os vice-líderes dos grupos da competição, que enfrentam os terceiros colocados dos grupos da Libertadores. Portanto, o América-MG ainda precisa vencer o Peñarol, no Uruguai, e torcer por uma derrota do Millonarios para o Defensa y Justicia, da Argentina.
Até o momento da publicação desta matéria, a CBF não se pronunciou sobre o assunto e provavelmente aguardará a definição dos grupos nas competições continentais.
Veja mais:
Ex-Corinthians é o jogador brasileiro com mais participações em gols fora do top-5 ligas europeias
CBF divulga datas das quartas de finais da Copa do Brasil
Atacante do Corinthians fez apenas oito jogos desde que foi contratado em definitivo