- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
Quase um ano depois do último Majestoso disputado na Neo Química Arena, em 22 de maio de 2022, Corinthians e São Paulo se reencontram no estádio na tarde deste domingo, 14, às 16h (horário de Brasília), em jogo válido pela sexta rodada do Brasileirão. E, desde o clássico de 357 dias atrás, o elenco alvinegro passou por várias modificações.
Prova disso é que, para o clássico deste domingo, a escalação do Corinthians pode ter até nove titulares diferentes em relação ao time que iniciou o último Majestoso na Neo Química Arena. Os únicos jogadores que começaram o duelo do ano passado e que também devem estar entre os 11 no jogo desta tarde são o goleiro Cássio e o zagueiro Gil.
Para o jogo da sétima rodada do Brasileirão de 2022, o então técnico alvinegro, Vítor Pereira, optou pela utilização de um sistema com três zagueiros e montou o Corinthians com a seguinte escalação: Cássio; João Victor, Gil e Raul Gustavo; Gustavo Mantuan, Du Queiroz, Maycon, Renato Augusto e Fábio Santos; Jô e Willian.
Já neste domingo, o treinador Vanderlei Luxemburgo deve escalar o Corinthians com: Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Matheus Bidu (Fábio Santos); Roni, Fausto Vera e Giuliano; Róger Guedes, Adson e Yuri Alberto.
A única dúvida para o time desta tarde é na lateral esquerda. A tendência é de Matheus Bidu seja o titular, uma vez que Fábio Santos iniciou o duelo contra o Botafogo, na última quinta-feira, 11. Mas há a possibilidade de Vanderlei Luxemburgo preferir o veterano em vez do camisa 21.
O que aconteceu com o time de 2022?
Com exceção de Cássio e Gil, apenas dois titulares do jogo de 357 dias atrás seguem no elenco alvinegro: os meio-campistas Maycon e Renato Augusto. Du Queiroz ainda tem contrato com o clube, mas foi afastado do grupo pelo técnico Vanderlei Luxemburgo em função da proximidade da transferência para o Zenit, da Rússia, que já está sacramentada desde janeiro e deve acontecer no início de junho.
Maycon, por sua vez, vive má fase e deve iniciar o jogo deste domingo no banco de reservas, após atuação ruim na derrota para o Botafogo. Já Renato Augusto se recupera de lesão no joelho desde o começo de abril e deve voltar a atuar apenas no final de maio.
João Victor, Gustavo Mantuan e Raul Gustavo foram negociados pelo Corinthians. O primeiro deixou o clube pouco depois do clássico em questão, sendo vendido ao Benfica, de Portugal – atualmente, está emprestado pelos Encarnados ao Nantes, da França. Já o segundo acertou por empréstimo com o Zenit, da Rússia, em julho de 2022. O terceiro foi cedido ao Bahia em janeiro de 2023.
Por fim, Jô e Willian rescindiram seus contratos com o Corinthians semanas após o Majestoso da sétima rodada do Brasileirão de 2022. O centroavante deixou o clube em 9 de junho, depois de ser flagrado em um pagode enquanto se recuperava de lesão, e decretou aposentadoria do futebol em fevereiro de 2023. Já o meia-atacante encerrou seu vínculo em agosto e atualmente defende o Fulham, da Inglaterra.
Tabu
Vale lembrar que o Corinthians defende um tabu histórico de nunca ter perdido para o São Paulo dentro da Neo Química Arena. Foram, ao todo, 16 Majestosos no local, com dez vitórias alvinegras e seis empates – clique AQUI para ver todos os números da sequência invicta do Timão.
Veja mais:
Corinthians defende tabu histórico contra o São Paulo na Neo Química Arena; relembre números e jogos
Corinthians x São Paulo: escalação, onde assistir e arbitragem