O Corinthians entra em campo nesta segunda-feira, 12, às 15h (horário de Brasília), para encarar o Bahia, no Estádio Pituaçu, pela 15ª e última rodada da primeira fase do Brasileirão Feminino. Já classificado ao mata-mata com antecedência, o elenco de Arthur Elias briga apenas por uma marca expressiva em Salvador: a liderança da etapa classificatória da competição pela quarta vez em cinco edições no atual formato.
O formato atual do Brasileirão Feminino, com turno único, 16 clubes e 15 rodadas, onde os oito primeiros se classificam às quartas de final, passou a ser realizado em 2019. Desde então, o Corinthians foi o melhor time da primeira fase em três edições (2019, 2020 e 2021). A liderança só escapou em 2022, quando as Brabas ficaram na quarta posição.
Para carimbar a liderança da primeira fase da edição de 2023, o que dará ao Corinthians o direito de sempre decidir em casa no mata-mata, as Brabas precisam de uma vitória contra o Bahia para não dependerem de outros resultados. As comandadas de Arthur Elias ocupam a liderança com 34 pontos, dois a mais em relação ao vice-líder Palmeiras, com oito gols de saldo a mais.
Um empate em Salvador só não daria a liderança ao Corinthians em caso de uma goleada histórica do Palmeiras contra o Athletico-PR, no Paraná. O cenário, porém, é visto como bastante improvável de acontecer. A tendência é de que uma igualdade no Estádio Pituaçu faça o Timão encerrar a primeira fase como melhor time do campeonato.
Uma vitória sobre o Bahia faria o Corinthians encerrar as 15 rodadas com 37 pontos. Essa pontuação só não seria a menor das Brabas na primeira fase porque elas somaram 32 pontos na edição de 2022, quando terminaram na quarta posição. Os recordes do clube pertencem às edições de 2019 e 2020, com 42 pontos – veja abaixo.
Ainda na tarde desta segunda-feira, o Corinthians vai conhecer seu adversário nas quartas de final do Brasileirão Feminino, uma vez que todos os jogos da 15ª rodada serão disputados simultaneamente. O primeiro jogo do mata-mata deve acontecer no próximo domingo, 18. As Brabas buscam o pentacampeonato da competição.
Relembre as campanhas do Corinthians na primeira fase do Brasileirão Feminino no atual formato (desde 2019):
2022: 4ª colocação com 32 pontos (terminou como campeão no mata-mata);
2021: 1ª colocação com 38 pontos (terminou como campeão no mata-mata);
2020: 1ª colocação com 42 pontos (terminou como campeão no mata-mata);
2019: 1ª colocação com 42 pontos (terminou como vice-campeão no mata-mata).
Veja mais:
Alessandro diz que situação com Júnior Moraes é ‘atípica’ no Corinthians
Wesley comenta chances no profissional junto com companheiros de base: “É um momento especial”
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados