- Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
A Conmebol avisou os clubes que não vai mudar o horário das partidas dos paulistas que estão agendadas para antes das 20h na Libertadores e na Sul-Americana. Com isso, o Corinthians precisará entrar em acordo com o governo de São Paulo, para conseguir uma autorização para realizar a partida contra o Peñarol, no dia 29 de abril marcado para as 19h15 na Neo Química Arena. As informações são do jornalista Marcel Rizzo em seu blog no UOL Esporte.
O acertado pelos clubes e Federação Paulista com o Ministério Público é que todos os jogos ocorreriam após o início do toque de recolher, que vai das 20h às 5h da manhã. Caso não consiga, o Alvinegro terá que arrumar outro estado para realizar o confronto.
Ainda segundo o jornalista, era esperado pelos clubes que a Conmebol remarcasse o horário das partidas da Sul-Americana. No entanto, alheia ao agravamento da pandemia de Covid-19, a entidade enviou um documento às confederações, e depois repassada aos participantes na segunda-feira (12), onde informa sobre a impossibilidade da alteração. A Conmebol ainda deu prazo até 13 de abril para que os clubes indiquem planos B e até C para atuarem, caso do Corinthians.
A Conmebol diz ainda que espera um relaxamento em São Paulo nas próximas semanas ou que o Governo do Estado e o Ministério Público abram exceção a seus campeonatos, como ocorreu no jogo desta quarta-feira (14) entre Grêmio x Del Valle (EQU), quando o governo gaúcho autorizou que fosse realizado às 19h15, 45 minutos antes do horário estipulado em decreto para o Gaúcho e competições da CBF começarem.
A explicação da entidade para não flexibilizar sua tabela por 45 minutos é a questão contratual dos direitos de transmissão. Corinthians x Peñarol está previsto para ser transmitido pela TV Conmebol, e mesmo assim precisam ocorrer em horários pré-determinados para atender contratos comerciais fechados.
O jornalista revela, ainda, que os clubes brasileiros têm optado por indicar Assunção (PAR) caso o Brasil proíba o futebol ou clubes visitantes não possam entrar no país por medidas sanitárias.
Leia também:
Maratona – Após 41 dias fora, Corinthians fará sete jogos em casa até 26 de maio
FPF define tabela do Corinthians até o fim da primeira fase do Paulistão; veja datas