O Corinthians recebe o Fluminense na noite desta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), na Neo Química Arena, em busca de se aproximar ainda mais da Libertadores de 2023. O Timão ocupa a quarta posição do Brasileirão e faz um duelo direto com o quinto colocado, podendo ficar a um ponto de garantir sua vaga na próxima edição da competição continental.
De acordo com cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o clube que atingir 61 pontos estará garantido na Libertadores de 2023. O Corinthians soma 57 em 33 jogos, e vai chegar aos 60 se vencer o Fluminense nesta quarta-feira. Até um empate deixa o Timão bem próximo da classificação ao torneio sul-americano.
Ainda de acordo com a UFMG, os únicos clubes garantidos na Libertadores de 2023 são Palmeiras e Internacional, líder e vice-líder do Brasileirão, respectivamente, e o Flamengo, campeão da Copa do Brasil. O Corinthians tem 99,997% de chances de classificação, e o Fluminense vem logo atrás, com 99,72%.
Vale destacar que até o oitavo colocado do Brasileirão estará na Libertadores de 2023. De início, o campeonato dá seis vagas, mas outras duas são abertas quando os campeões da Copa do Brasil (Flamengo) e da Libertadores (Flamengo ou Athletico-PR) terminam dentro do G-6. Houve, ainda, a possibilidade de um G-9 em caso de título do São Paulo na Sul-Americana, o que não aconteceu.
Sendo assim, os cálculos da UFMG colocam o Corinthians com 99,997% de chances de terminar o Brasileirão no G-8. Para garantir vaga direta na Libertadores de 2023, sem ter de passar pelas fases preliminares, o clube precisa terminar entre os seis primeiros no campeonato nacional.
Neste momento, ainda há uma mínima possibilidade de o Corinthians ser ultrapassado pelo nono colocado, o América-MG, que tem 45 pontos e pode chegar a 60 até o término da competição, mesma pontuação que será atingida pelo Timão se vencer o Fluminense. Neste cenário, porém, o Coelho ainda poderia superar o clube alvinegro no número de vitórias, primeiro critério de desempate, até o fim do Brasileirão.
Vale destacar que o Corinthians ainda tem um jogo a menos no Brasileirão, contra o Goiás. Se vencer o Fluminense nesta quarta-feira e pontuar diante do Esmeraldino no sábado, na Serrinha, às 19h30, o Timão estará matematicamente garantido na Libertadores de 2023.
Veja mais:
Corinthians derrota Rio Claro com facilidade e vence terceiro jogo no Novo Basquete Brasil
Corinthians reencontra Fluminense em duelo direto pelo G-4 do Brasileirão
Malcom, ex-Corinthians, é o jogador brasileiro com mais gols nas ligas nacionais da Europa
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados