Que Renato Augusto é importante e um dos principais nomes do elenco alvinegro, a torcida corinthiana sabe bem. O que surpreende é o desempenho do Corinthians sem o meio-campista em campo. Isso porque o time perdeu 70% dos jogos que o camisa 8 não esteve entre os relacionados em 2023, sendo o último deles para o Independiente del Valle, do Equador, na noite da última terça-feira, 2.
Renato Augusto se recupera de sua segunda lesão em 2023 desde o dia 6 de abril, quando machucou o joelho direito contra o Liverpool, do Uruguai, e teve de passar por uma cirurgia – antes, havia sofrido um estiramento no ligamento medial do mesmo joelho diante do Santo André, no Paulistão. O jogador, então, não foi relacionado em dez dos 21 jogos disputados pelo Corinthians na temporada.
E desses dez jogos sem Renato Augusto, o Corinthians perdeu sete (Red Bull Bragantino, São Bernardo, Remo [ida], Argentinos Juniors, Goiás, Palmeiras e Independiente del Valle), venceu apenas dois (Cruzeiro e Remo [volta]) e empatou outro (Ituano). O empate, no entanto, causou a eliminação corinthiana no Paulistão, nos pênaltis.
É importante destacar que o levantamento não engloba jogos do Corinthians que Renato Augusto foi substituído, como contra Santo André e Liverpool, quando o meio-campista sofreu as duas lesões citadas acima. Diante do Ramalhão, o jogador atuou até os 43 minutos do primeiro tempo, enquanto contra os uruguaios foram apenas dez minutos em campo.
Enquanto Renato Augusto se recupera de cirurgia no menisco do joelho direito, o Corinthians tem Róger Guedes como seu principal jogador. Desde a lesão do meio-campista, o atacante foi o responsável direto por seis (ou 50%) dos 12 gols marcados pelo Timão, incluindo os dois contra o Liverpool, que aconteceram após a saída do camisa 8. camisa 10, no entanto, negou que esteja carregando o time nas costas.
Há a possibilidade de Renato Augusto voltar a atuar pelo Corinthians no final deste mês, uma vez que a lesão sofrida pelo jogador costuma levar em torno de dois meses de recuperação. Até retornar aos gramados, no entanto, o meio-campista ainda deve perder jogos importantes de Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.
Veja mais:
Danilo chega em BH após indefinição e vai comandar o Corinthians em jogo do Brasileirão Sub-20
Carrega nas costas? Róger Guedes nega rótulo no Corinthians: ‘Sem eles, não estaria fazendo os gols’
Técnico do Corinthians destaca dedicação de atacantes e elogia sistema ofensivo após vitória
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados