Neste domingo, o Corinthians perdeu para o Palmeiras por 1 x 0, na Neo Química Arena, em jogo que teve início às 11h (de Brasília), e ficou com o vice-campeonato do Brasileirão Sub-20. A final da competição nacional foi disputada em duelo único, com o Timão sendo o mandante por ter realizado melhor campanha durante o campeonato.
O Corinthians foi melhor do que o Palmeiras na maior parte do jogo, mas não conseguiu vazar a defesa alviverde. Em um dos raros bons momentos do adversário na partida, Endrick, de apenas 16 anos, acertou chute rasteiro de fora da área no início do segundo tempo e marcou o único gol do Derby. Na etapa final, o palmeirense Ian ainda foi expulso e Guilherme Biro até chegou a balançar as redes, mas estava impedido.
Escalações
O técnico Danilo escalou o Corinthians com força máxima para a decisão. O ex-meia contou com o retorno do meio-campista Guilherme Biro, que estava lesionado desde o início deste mês, e convocou o atacante Giovane, que vem sendo aproveitado pelo português Vítor Pereira no profissional. Ambos iniciaram no banco de reservas.
Assim, o Timão entrou em campo com Kauê; Léo Mana, João Pedro, Murillo e Vitor Meer; Zé Vitor, Ryan e Matheus Araújo; Kake, Pedro e Arthur Sousa.
Já o Palmeiras, do técnico Paulo Victor, não teve Fabinho à disposição. O volante está com o time profissional, e deve ser utilizado pelo treinador Abel Ferreira contra o Atlético-MG, pelo Brasileirão.
O rival, portanto, iniciou o Derby com Kaique; Garcia, Henri, Michel e Naves; Ian, Edney e Pedro Lima; Endrick, Jhon Jhon e Kevin.
Arbitragem
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) escalou o árbitro João Vitor Gobi para comandar o clássico. Ele teve Leandro Matos Feitosa e Robson Ferreira Oliveira como assistentes nas bandeiras, e Pietro Dimitrof Stefanelli foi o quarto árbitro. O quarto é de São Paulo. A competição não conta com a utilização do VAR.
Primeiro tempo
O Palmeiras foi o responsável pela saída de bola e logo nos primeiros segundos, Matheus Araújo, do Corinthians, sofreu falta de Naves.
Pouco depois, Endrick buscou a jogada individual, invadiu a área e chutou, com desvio de João Pedro, e conseguiu escanteio. Na cobrança, Ian tentou cruzar e a zaga alvinegra afastou. Na sequência, Kevin ficou com a bola e sofreu falta próxima à área do Corinthians, mal cobrada pelo Palmeiras, que mandou muito por cima do gol de Kauê.
O Corinthians encontrava dificuldades para sair jogando nos primeiros minutos, em função da posse de bola do Palmeiras. O jogo iniciou truncado, com faltas para os dois lados.
Os comandados de Danilo tentaram chegar pela primeira vez aos sete minutos, após jogada pela esquerda. Kayke dominou próximo à meia-lua e tentou passe em profundidade, mas mandou nos pés do zagueiro palmeirense. O Palmeiras respondeu em contra-ataque pela direita com Edney, que cruzou e viu Murillo desviar para escanteio. Jhon Jhon foi para a cobrança e Kauê segurou firme após cabeçada.
O Timãozinho incomodou novamente aos 11 minutos. Do campo defensivo, João Pedro esticou ótima bola para Matheus Araújo na direita, que logo tentou o cruzamento para o meio da área, mas viu a zaga alviverde mandar para escanteio. Kayke não cobrou muito bem e o Palmeiras ficou com a posse.
A melhor chance corinthiana até então aconteceu aos 14 minutos, após contra-ataque puxado em velocidade por Matheus Araújo pelo meio. O meio-campista abriu com Pedro na direita, que finalizou alto e quase acertou o ângulo de Kaique, mandando na trave. Um minuto depois, o camisa 10 arriscou chute de longe e errou o alvo. Neste momento, o Corinthians cresceu no jogo e ficava mais com a posse do que o rival.
Melhor em campo após segurar um ímpeto inicial do Palmeiras, o Corinthians buscava encontrar espaços na defesa adversária, enquanto os rivais se posicionavam esperando uma oportunidade de contra-ataque.
Aos 20 minutos, Vitor Meer buscou tabela com Arthur Sousa e o atacante tentou o cruzamento na área, porém a zaga palmeirense jogou pela linha lateral. Logo em seguida, Pedro recebeu dentro da área, caiu e a torcida pediu pênalti. O árbitro João Vitor Gobi, no entanto, mandou o jogo seguir.
Um minuto depois, Kaique ficou caído e a partida foi paralisada para tempo técnico e hidratação dos jogadores. A manhã estava ensolarada em Itaquera.
Já com o reinício do duelo, Arthur Sousa recebeu em profundidade pela esquerda, após tabela, e carregou até a linha de fundo. O atacante cruzou e encontrou Matheus Araújo na entrada da área. O meio-campista dominou e tentou o chute, mas foi bloqueado pela marcação.
Com 25 minutos, Garcia recebeu na direita e tentou o cruzamento. A bola pegou uma curva e quase encobriu o goleiro Kauê, balançando as redes pelo lado de fora. Pouco depois, o Corinthians respondeu com Pedro, que recebeu passe de Matheus Araújo pela direita e bateu cruzado. A finalização passou perto do gol de Kaique e saiu pela linha de fundo.
Aos 30 minutos, João Pedro errou a saída de bola e Pedro Lima recuperou no meio-campo. Ele acionou Endrick, que avançou e o zagueiro alvinegro atrapalhou a vida do centroavante. No entanto, a bola seguiu com Pedro Lima, que tentou a jogada dentro da área, mas novamente João Pedro apareceu para afastar.
Cinco minutos depois, Pedro dividiu na ponta direita e ficou caído, sentindo dores nas costas. O árbitro parou o jogo para atendimento do atacante corinthiano, que levantou e seguiu atuando normalmente. O Corinthians seguia melhor, buscando as chances principalmente pelo lado direito.
Em uma das raras escapadas do Palmeiras nos minutos finais da etapa inicial, Naves lançou Edney, que sofreu falta de Ryan na linha de fundo. Ian alçou na área e Naves apareceu para cabecear após desvio no meio do caminho, acertando a trave de Kauê. No abafa, Endrick chutou, e a bola saiu em escanteio. Logo após a cobrança, Pedro Lima arriscou de muito longe e exigiu leve toque do goleiro alvinegro, que mandou para novo escanteio. Aos 45, o camisa 1 encaixou nova finalização, dessa vez de Endrick.
O Palmeiras até esboçou uma pressão nos instantes finais do primeiro tempo, mas não conseguiu vencer a zaga do Corinthians. O árbitro João Vitor Gobi acrescentou dois minutos da etapa inicial, insuficientes para o placar sair do zero. Assim, as equipes foram para o intervalo com empate por 0 x 0.
Segundo tempo
Corinthians e Palmeiras voltaram sem alterações para o segundo tempo. O Timão foi o responsável pela saída de bola, mas logo com um minuto Endrick dominou dentro da área, foi desarmado pela marcação de Ryan e ficou pedindo pênalti após ficar caído. O árbitro mandou o jogo seguir.
O Corinthians iniciou o segundo tempo desligado e deu espaço para o Palmeiras nos minutos iniciais. Aos três minutos, o time alviverde ganhou disputa pelo alto e Endrick finalizou da entrada da área. Kauê fez a defesa e, no mesmo lance, Léo Mana e Jhon Jhon ficaram caídos após disputa aérea. O jogo foi paralisado para atendimento aos dois, que seguiram atuando.
Já com dez minutos no marcador, Endrick puxou contra-ataque em velocidade e ia ficando em boas condições de finalizar dentro da área. João Pedro desarmou o atacante, que ficou pedindo pênalti, e o árbitro João Vitor Gobi mandou o jogo seguir. Na resposta do Corinthians, Arthur Sousa arrancou pelo meio e foi derrubado no último terço do campo por Henri, que sofreu o primeiro cartão amarelo da partida. Léo Mana cobrou direto para o gol, e mandou por cima – veja abaixo.
Pouco depois, foi a vez de Zé Vitor ser advertido após cometer infração em Endrick no meio-campo. Logo depois, as equipes realizaram as primeiras alterações: o Corinthians colocou Pedrinho, Wesley e Giovane nas vagas de Ryan, Kayke e Pedro, enquanto o Palmeiras promoveu a entrada de Vitinho no lugar de Edney.
Primeiro gol do Palmeiras: aos 18 minutos, pouco depois das modificações, o Palmeiras conseguiu abrir o placar com Endrick. O atacante de 16 anos carregou pelo meio e arriscou um chute rasteiro, acertando a bochecha das redes de Kauê, que não conseguiu defender.
Em desvantagem, o Corinthians começou a se lançar ao campo ofensivo em busca do empate. Aos 23 minutos, Wesley tentou a jogada individual e conseguiu escanteio. O próprio atacante foi para a cobrança e a zaga palmeirense afastou. No minuto seguinte, o Timão teve boa chance com João Pedro, que se aventurou no ataque, dominou bonito e arriscou chute rasteiro, para boa defesa de Kaique.
Aos 25, Pedro Lima e Wesley iniciaram uma discussão e quase provocaram uma confusão generalizada. O árbitro João Vitor Gobi interviu e aplicou cartão amarelo para o atacante alvinegro. Três minutos depois, Wesley dançou para cima da marcação de Kevin, bateu e contou com desvio para conseguir escanteio. O Corinthians era melhor neste momento, mas a zaga alviverde se postava bem e dificultava as ações corinthianas.
Com 30 minutos no relógio, o técnico Danilo colocou Riquelme na vaga de Zé Vitor. Assim, o Corinthians estava em campo com Kauê; Léo Mana, João Pedro, Murillo e Vitor Meer; Riquelme, Matheus Araújo e Pedrinho; Wesley, Giovane e Arthur Sousa. A Fiel, porém, clamava por Guilherme Biro nas arquibancadas da Neo Química Arena.
O pedido da torcida foi atendido pelo técnico Danilo aos 35 minutos. O meio-campista entrou no lugar de Matheus Araújo, um minuto após Ian ser expulso por falta no camisa 10. O Timãozinho, portanto, passou a atuar com um jogador a mais, em busca de pelo menos um gol nos minutos finais. Logo depois, Léo substituiu Kevin no Palmeiras.
Aos 36 minutos, Giovane arriscou de fora da área e Kaique fez a defesa. O Corinthians seguia com a posse de bola no ataque, mas não conseguia furar a zaga palmeirense. O árbitro João Vitor Gobi acrescentou cinco minutos neste segundo tempo.
Na pressão do Corinthians, a equipe até conseguiu balançar as redes. Wesley deu ótimo lançamento para Guilherme Biro dentro da área, que conseguiu finalizar de carrinho, vencer o goleiro Kaique e marcar o gol que seria o de empate do Timão. O bandeira, no entanto, assinou impedimento do meio-campista, que ainda sofreu cartão amarelo por tirar a camisa na comemoração.
O árbitro ainda acrescentou mais um minuto na etapa final. O tempo extra, porém, não foi suficiente para o Corinthians chegar ao empate. Assim, a equipe ficou com o vice-campeonato do Brasileirão Sub-20.
Veja mais:
Artilheiro do Corinthians projeta final do Brasileirão Sub-20 contra o Palmeiras e comemora boa fase
Vítor Pereira parabeniza Corinthians Feminino por título do Brasileirão: “Brabas”
Corinthians visita Paulistano em busca da vitória para seguir vivo no Paulista de Basquete
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados