Corinthians perde para o Botafogo em casa e segue com uma vitória no Brasileirão

  • Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão

Pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, após três semanas sem disputa do torneio, o Corinthians recebeu o Botafogo na Neo Química Arena, em busca de se afastar da zona de rebaixamento. A partida aconteceu neste sábado, 1º, às 21h (de Brasília) e terminou com o placar de 1 x 0 para os visitantes.

Um início morno, marcado por um toque de bola veloz, mas com pouca criatividade ofensiva, caracterizou os primeiros minutos da partida entre Corinthians e Botafogo. O Timão, em busca de furar a defesa adversária, buscou movimentar suas peças de ataque, mas o Botafogo se mostrou sólido, fechando os espaços e dificultando as investidas.

O Corinthians não conseguiu criar no começo da segunda etapa e viu o Botafogo entrar melhor nos primeiros minutos, conseguindo fazer o gol e ficar à frente do placar. As mudanças de António Oliveira até surtiram efeito, mas nada que mudasse diretamente o placar.

Como fica?

Com a derrota, o Corinthians desperdiça o tropeço do Fluminense, que empatou dentro de casa, e entra na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Agora, são cinco pontos em sete jogos, com apenas uma vitória no torneio.

Próximo compromisso

Após a partida diante do Botafogo, o Corinthians terá uma pausa e voltará a jogar apenas no dia 11 de junho, uma terça-feira, quando vai visitar o Atlético-GO, em jogo também válido pelo Brasileirão. A partida ocorrerá às 19h (horário de Brasília).

Escalação do Corinthians

Para a partida, o Timão contou com a continuidade de Igor Coronado no time titular, destaque no vitória por 3 x 0 contra o Racing-URU, pela Sul-Americana. Com quatro ausências ao todo, o técnico António Oliveira teve que adaptar a escalação para mais um jogo do Campeonato Brasileiro.

Assim, a escalação do Corinthians para o jogo foi: Carlos Miguel; Matheuzinho, Félix Torres, Cacá e Hugo; Raniele, Garro e Breno Bidon; Igor Coronado, Wesley e Yuri Alberto.

Além de Fagner, os desfalques para o jogo são o lateral-esquerdo Diego Palacios, em transição após artroscopia, o volante Maycon, que rompeu os ligamentos do joelho direito, e os meias Pedro Henrique, com lesão na coxa, e Ruan Oliveira, se recuperando de cirurgia.

Já no banco de reservas, António teve à disposição: Matheus Donelli, Caetano, Matheus Bidu, Léo Maná, Fausto Vera, Gustavo Henrique, Gabriel Moscardo, Gustavo Silva, Pedro Raul, Guilherme Biro, Ángel Romero e Giovane.

Escalação do Botafogo

O treinador Artur Jorge, comandante do Botafogo, contou com o retorno de três titulares para enfrentar o Corinthians. Além do atacante Tiquinho Soares, que ficou fora de ação por cerca de um mês, Savarino e Cuiabano também retornaram ao time após desfalcarem na última partida.

O time titular do Botafogo, então, foi formado por: John; Damian Suárez, Lucas Halter, Bastos e Cuiabano; Danilo Barbosa, Marlon Freitas e Tchê Tche; Savarino, Júnior Santos e Luiz Henrique.

Arbitragem

De forma antecipada, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu Anderson Daronco (FIFA-RS) para apitar o jogo, auxiliado por Bruno Boschilia (FIFA-RS) e Tiago Diel (RS) e Jefferson Ferreira de Moraes (GO) como quarto árbitro. O VAR ficou na responsabilidade de Pablo Ramon Pinheiro (FIFA-SP).

Primeiro tempo

O Botafogo teve a oportunidade de sair jogando, mas Wesley foi quem comandou o primeiro ataque, pelo Corinthians. Contudo, a equipe não conseguiu invadir a área e parou na defesa adversária.

A equipe comandada por António Oliveira iniciou o jogo tentando jogar mais pelos lados do campo, ativando Matheuzinho pela direita e Wesley pela esquerda. Entretanto, nenhuma chance foi efetiva, com um cruzamento na mão do goleiro e um jogada impedida.

Os primeiros dez minutos de jogos não teve emoções, com ambas as equipes tendo dificuldades para sair jogando e chegar até o ataque. O Corinthians conseguiu ter mais a bola, mas pecou nos últimos passes.

Wesley ganhou um escanteio para o Timão após enfrentar a defesa do Botafogo, mas o lance de bola parada não alcançou nenhum corinthiano dentro da área e a posse voltou para os visitantes.

Após uma pressão inicial do Corinthians para ter mais a bola, o Botafogo passou a tomar controle das jogadas e comandou as ações da partida, chegando mais vezes no confronto contra a defesa do Time do Povo. Em uma dessas jogadas, Marlon Freitas apareceu livre dentro da área para cabecear, mas conseguiu apenas um desvio para fora.

Em jogada de bola parada, Coronado encontrou Rodrigo Garro dentro da área, que furou a bola e perdeu a oportunidade de balançar as redes. Após bate e rebate, o camisa 77 pegou o rebote e finalizou por cima.

O Botafogo teve a segunda boa oportunidade de gol, desta vez com Cuiabano. O lateral-esquerdo aproveitou a bola afastada por Igor Coronado após jogada falhada por Danilo Barbosa. O lance partiu de um cruzamento, passou perto do gol, mas não exigiu defesa de Carlos Miguel.

O Timão passou a ter mais chances de ataque após a boa oportunidade do Botafogo. Primeiro, Garro encontrou bem Wesley, que se atrapalhou na conclusão. Em seguida, o jovem atacante cometeu uma falta e acabou levando cartão amarelo após se irritar e chutar a bola na arquibancada.

Em seguida, Cacá recuperou bola na defesa e deu um passe em profundidade para Wesley, novamente. O atacante viu Raniele passando e soltou a bola, mas o volante não conseguiu finalizar no gol. No lance seguinte, Hugo cabeceou sem força para a defesa de John, após lateral cobrado por Matheuzinho.

Apesar de jogar como meia-atacante, Igor Coronado salvou o Corinthians em arrancada de Júnior Santos, principal jogador do Botafogo na temporada. O camisa 77 do Timão deu um carrinho dentro da área e conseguiu jogar a bola para escanteio.

Wesley lançou bem para Yuri Alberto, que dominou a bola dentro da área e se encontrou com Lucas Halter. O atacante pediu pênalti, mas a arbitragem mandou a partida seguir normalmente.

O Corinthians sofreu uma sequência de lances com cruzamento na área. Nenhuma, contudo, levou grande perigo e terminou com um tiro de meta para Carlos Miguel cobrar.

Segundo tempo

A equipe do Botafogo começou dominando o Corinthians nos primeiros minutos da etapa final, apesar de um início insinuante do Timão. Os visitantes fizeram algumas finalizações, mas nenhuma que obrigasse boa defesa de Carlos Miguel.

O Corinthians trabalhou a bola pelo meio, com caída de Igor Coronado pelo corredor direito. O camisa 77 cruzou a bola, mas o lance foi direito nas mãos de John, goleiro do Botafogo.

Carlos Miguel pegou na bola pela primeira vez aos dez minutos do segundo tempo, após finalização de Savarino. A defesa não foi difícil, mas mostrou que Botafogo estava crescendo dentro do jogo.

Gol do Botafogo: após jogada feita pelo lado esquerdo, o lateral Cuiabano fez um passe rasteiro e encontrou Júnior Santos invadindo a área entre os zagueiros do Corinthians. Cacá até tentou alcançar o atacante, mas não conseguiu.

Depois do gol, António Oliveira mexeu na equipe pela primeira vez e tirou Wesley para colocar Gustavo Mosquito. Um atacante de lado por outro. O que entrou, contudo, foi para atuar pelo lado direito.

O Corinthians teve um momento de ataque, que novamente não levou perigo para o gol adversário. Breno Bidon aproveitou o espaço livre na entrada da área e chutou, mas parou no goleiro do Botafogo.

Ángel Romero entrou em campo para a saída de Breno Bidon. Com a entrada, o atacante paraguaio passou a enfrentar seu irmão gêmeo pela primeira vez na carreira dentro de campo.

No segundo lance de ataque do paraguaio, Garro cruzou para a área e encontrou Cacá, que escorou para trás e Romero tentou dar uma bicicleta. Ele não acertou a bola e acabou cometendo a falta por jogo perigoso em cima de Tchê Tchê.

O Corinthians retém mais a bola, mas sofre um susto após nova arrancada de Júnior Santos. Cacá consegue se recuperar e tira a bola do atacante adversário, que sairia cara a cara com Carlos Miguel.

Mesmo com Rodrigo Garro e Coronado dentro de campo, o Timão teve dificuldades para criar pelo centro do campo e passou a tentar chegar na área com cruzamentos. Contudo, a estatura da equipe sofreu em comparação com os zagueiros do Botafogo.

Por problemas físicos, Matheuzinho pediu para ser substituído e, com sua saída, entrou o volante Fausto Vera. Foi a terceira parada do Corinthians e, portanto, última substituição do jogo.

Yuri Alberto teve uma ótima oportunidade de igualar o placar para o Corinthians. O atacante recebeu uma boa bola de Rodrigo Garro, colocou na frente e finalizou de esquerda no contrapé de John. O goleiro do Botafogo conseguiu defender e, caprichosamente, a bola bater na trave.

O Corinthians chegou novamente pelo lado do campo, desta vez com Gustavo Mosquito. O atacante foi até a linha de fundo e cruzou na cabeça de Fausto Vera, que também parou no goleiro John.

Após jogada trabalhada pelo lado esquerdo, Hugo tocou para a entrada da área e Fausto Vera recebeu nova chance de marcar um gol. O argentino pegou muito embaixo da bola e perdeu a oportunidade.

O argentino teve nova chance aos 50 minutos, desta vez com os pés. A bola passou do lado esquerdo do gol, sem exigir defesa de John.

Veja mais:

Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.

Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.

Ala-armador do Corinthians disputa prêmio de Destaque Jovem do NBB 2023/24

Corinthians busca manter tabu diante do Botafogo na Neo Química Arena

Romero, do Corinthians, enfrenta irmão gêmeo pela primeira vez na carreira em duelo contra o Botafogo

Notícias do Corinthians

1 comentário em “Corinthians perde para o Botafogo em casa e segue com uma vitória no Brasileirão”

  1. Antônio de Pádua

    Antonio Oliveira está fazendo um bom trabalho. Teve a bola na trave, furada de Garro perto do gol, Angel Romero perdeu uma chance que não costuma perder. Vale a preocupação mas não o desespero, o jogo de ontem mesmo com o Corinthians abaixo do normal poderia ter sido empate, teve também um penal sutil mas penal no Yuri não marcado pelo juizão, Deus abençoe para uma boa recuperação em Goiás.

Comentários encerrados.

Rolar para cima