- Por Nágela Gaia | Redação da Central do Timão
Pedro Francisco Garcia, o Tupãzinho ou “Deus Tupã”, completa 55 anos nesta sexta-feira, 7. Ídolo eterno da Fiel, marcou o gol que deu o primeiro título Brasileiro ao Corinthians, em 1990, no segundo jogo da final contra o poderoso São Paulo de Telê Santana.
Tupãzinho chegou ao Parque São Jorge no início de 90, emprestado pelo São Bento, de Sorocaba, para a disputa do Campeonato Paulista. Apesar de não ter sido titular absoluto, era considerado um jogador muito importante e geralmente brilhava quando entrava no segundo tempo. Ficou conhecido como o “Talismã da Fiel”, pois sempre que entrava em campo, empatava ou virava o jogo em favor do Timão.
Na final do Campeonato Brasileiro de 1990, Tupã se tornou definitivamente ídolo da Fiel Torcida, ao marcar o gol da vitória do Corinthians sobre o São Paulo na grande final do Campeonato Brasileiro de 1990, título histórico, por ser o primeiro nacional conquistado pelo Timão.
Marcado na história do Corinthians, Tupãzinho é até hoje um dos atletas que mais vestiram o manto alvinegro, mesmo sem ter sido titular na maior parte das setes temporadas que ficou no Parque São Jorge. Foram 341 partidas e 52 gols marcados. Na passagem pelo Corinthians, o jogador teve outras conquistas importantes, como a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista, ambos em 1995.
O Corinthians relembrou a data:
Veja mais:
Conheça a Fala Timão: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Dupla do Corinthians Basquete é convocada para disputa dos Jogos Mundiais Universitários
São Bernardo x Corinthians: escalação e onde assistir
Meia do Corinthians vive momento de emoção ao receber sua primeira convocação para a Copa do Mundo