- Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão
O Corinthians foi o quarto colocado do Brasileirão em 2022, uma posição a mais que o ano anterior. Contudo, mesmo com a boa classificação, o Timão não possui uma boa pontuação no ranking da Conmebol, que serve para a definição dos potes no sorteio da fase de grupo.
Dos times classificados para a fase de grupos da Libertadores, oito possuem uma pontuação melhor que a do Corinthians, o que já impossibilita o Time do Povo de ser cabeça de chave. Além disso, outras equipes que ainda não estão garantidas também possuem uma melhor colocação no ranking.
Os oito times com mais pontos que o Corinthians são Flamengo, Palmeiras, Internacional, Athletico-PR, Boca Juniors, River Plate, Nacional (URU), Atlético Nacional (COL), Independiente del Valle (EQU), Libertad (PAR) e Olimpia (PAR). Já entre os times não garantidos, mas com pontuação maior, estão Atlético-MG e Cerro Porteño, do Paraguai.
Por ter caído nas quartas de finais da edição mais recente, o Timão não ganhará pontos o suficiente para ultrapassar qualquer um desses oito citados acima. Atualmente, o Corinthians ocupa a 29ª colocação do ranking com 2.526,7 pontos, o que deve ser atualizado em dezembro.
Pelo regulamento da competição, um time não pode ser do grupo de um cabeça de chave da mesma nacionalidade, como o Corinthians ser do grupo do Palmeiras ou do Flamengo, o que aumenta as chances do grande rival do Timão na fase classificatória ser novamente um argentino, como o Boca Juniors e River Plate.
Só existiria a chance do Corinthians fazer parte do grupo de um rival nacional caso a equipe venha da fase preliminar da Libertadores, pois o grupo desse time é definido antes dos jogos acontecerem.
Veja mais:
Há 77 anos, Baltazar, o ‘Cabecinha de Ouro’, estreava pelo Corinthians
Há cinco anos, Corinthians conquistava o Hepta Brasileiro na Neo Química Arena; relembre
Em fim de contrato, Fessin deve ser liberado pelo Corinthians e já tem provável destino