O Corinthians ganhou um respiro rumo à permanência na Série A do Brasileirão. Na noite desta quarta-feira, 25, os comandados de Mano Menezes não tiveram uma atuação brilhante, mas fizeram o necessário para vencer o Cuiabá por 1 x 0, na Arena Pantanal, pela 29ª rodada do campeonato. O gol alvinegro foi marcado pelo atacante Romero no segundo tempo.
Os minutos iniciais do primeiro tempo desenhavam um jogo onde o Cuiabá não deixava o Corinthians sair do campo defensivo, com uma marcação forte no ataque. Mas, ao longo da primeira etapa, o Timão melhorou e foi acumulando chances, com Romero (chute para fora), Yuri Alberto (defesa de Walter) e Renato Augusto (defesa de Walter), indo para o intervalo com um desempenho superior em relação ao adversário.
O cenário do segundo tempo foi bem parecido. O Cuiabá iniciou melhor, mas o Corinthians foi se encontrando ao longo da etapa final, principalmente após as substituições de Mano Menezes. Mesmo assim, o jogo seguia equilibrado e aberto, com as duas equipes com chances.
O Corinthians, porém, abriu o placar logo após a entrada de Matías Rojas, reforço que chegou na metade da temporada cercado de expectativa, mas que ainda não engrenou. Nesta quarta-feira, no entanto, o paraguaio foi importante e fez um ótimo lançamento para Gil, que apareceu na segunda trave e deu a assistência para o gol de Romero.
O jogo, então, se abriu ainda mais nos minutos finais e nos acréscimos, e o Cuiabá partiu para cima no desespero em busca do empate. Porém, sem sucesso do Dourado, os comandados de Mano Menezes deixaram o campo com vitória importantíssima na briga contra o rebaixamento.
E como fica?
O resultado dá um respiro na tabela de classificação do Brasileirão, na briga contra o rebaixamento à Série B. O Corinthians chega aos 36 pontos e salta para a 13ª colocação, com seis pontos à frente de Vasco e Santos, os dois primeiros dentro do Z-4, mas que ainda jogam na rodada.
Próximo compromisso
O Corinthians, agora, terá um clássico direto na luta contra o rebaixamento à Série B. No próximo domingo, 29, os comandados de Mano Menezes enfrentam o Santos, na Neo Química Arena, às 18h30. O Peixe ocupa a 18ª colocação do Brasileirão neste momento.
Escalação do Corinthians
Para encarar o Cuiabá, o técnico Mano Menezes fez cinco alterações em relação ao time que começou o jogo contra o América-MG, no último domingo, 22. O treinador sacou o lateral-direito Fagner, o lateral-esquerdo Matheus Bidu, os meio-campistas Gabriel Moscardo e Ruan Oliveira e o atacante Pedro para as entradas de Bruno Méndez, Fábio Santos, Maycon, Giuliano e Romero, respectivamente.
Portanto, o Corinthians entrou em campo com Cássio; Bruno Méndez, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Maycon, Fausto Vera, Giuliano e Renato Augusto; Romero e Yuri Alberto.
Foram cinco desfalques para o técnico Mano Menezes: o goleiro Matheus Donelli (com a Seleção Brasileira Sub-23), os meio-campistas Paulinho (lesão no joelho) e Guilherme Biro (com a Seleção Brasileira Sub-23) e os atacantes Giovane (em transição após lesão muscular na coxa) e Gustavo Mosquito (lesão muscular na panturrilha direita).
No banco de reservas, a comissão técnica do Corinthians contou com Carlos Miguel, Rafael Ramos, Matías Rojas, Caetano, Matheus Bidu, Fagner, Pedro, Roni, Ruan Oliveira, Wesley, Felipe Augusto e Gabriel Moscardo.
Escalação do Cuiabá
Do outro lado, o técnico português do Cuiabá, António Oliveira, contou com força máxima para receber o Corinthians. Foi apenas uma alteração em comparação com a equipe que iniciou a partida contra o Goiás, na última rodada. O atacante Derik Lacerda começou como reserva e deu lugar ao centroavante paraguaio Isidro Pitta.
O Dourado, então, iniciou o confronto com Walter; Matheus Alexandre, Alan Empereur e Rikelme; Fernando Sobral, Raniele e Lucas Mineiro; Clayson, Deyverson e Isidro Pitta.
O único desfalque da equipe mato-grossense foi o atacante Jhonatan Cafu, que está emprestado pelo Corinthians e não pôde atuar por questões contratuais.
As opções para António Oliveira no banco de reservas foram as seguintes: João Carlos, Allyson, Uendel, PK, Juan Tavares, Calebe, Filipe Augusto, Ronald, Denilson, Emerson Ramon, Wellington Silva e Derik Lacerda.
Arbitragem
A CBF escalou o árbitro Andre Luiz Skettino Policarpo Bento, de Minas Gerais, para apitar o jogo em Cuiabá. Ele foi auxiliado pelos assistentes Guilherme Dias Camilo e Alessandro Alvaro Rocha de Matos, além do quarto árbitro Jean Marcel Latorrada Ferreira. Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro foi o responsável pela arbitragem de vídeo.
Primeiro tempo
O Corinthians deu a saída de bola e logo tentou a primeira chegada pela esquerda, mas Romero errou domínio e o Cuiabá partiu em contra-ataque, encerrado após cruzamento errado de Deyveson pela esquerda. O Dourado teve o primeiro escanteio aos dois minutos e, em jogada ensaiada, o camisa 16 recebeu sem muito ângulo na linha de fundo, mas arriscou chute venenoso e exigiu intervenção de Cássio.
No início, quando estava sem a bola, o Corinthians pressionava a defesa do Cuiabá para tentar recuperar a posse ainda no campo ofensivo, pressão parecida com a exercida contra o Fluminense, no Maracanã, na penúltima rodada. O time adversário, porém, fazia uma marcação forte e era superior nos primeiros minutos de jogo.
Por pouco, o Cuiabá não abriu o placar aos 11 minutos. Lucas Mineiro ganhou disputa com Fábio Santos rente à linha lateral pela direita do ataque adversário e a bola sobrou com o ex-corinthiano Clayson, que ajeitou dentro da área e chutou forte, mas errando o alvo.
Em um bonito lance coletivo, o Corinthians chegou pela primeira vez com perigo aos 17 minutos. Maycon lançou Fábio Santos pela esquerda, e o lateral deu ótimo toque de calcanhar para Romero, que aplicou uma meia-lua em cima da marcação, invadiu a área e, também com a opção de cruzar para o meio da área, chutou para o lado de fora das redes de Walter.
O lance fez o Corinthians mostrar que não estava no jogo apenas para ver o Cuiabá jogar. O Timão, então, começou a chegar com mais perigo ao ataque e quase abriu o placar aos 23 minutos. Yuri Alberto partiu em velocidade pela direita, fez boa jogada individual, cruzou para a área e a bola sobrou para Renato Augusto, que deu cavadinha tentando encobrir Walter. O goleiro fez grande defesa e mandou para escanteio.
Renato Augusto foi para a cobrança do escanteio e encontrou Romero, que subiu sozinho para cabecear no meio da defesa adversária, mas errou o alvo.
No entanto, apesar da melhora alvinegra, o Cuiabá continuava incomodando a zaga do Corinthians e voltou a testar Cássio aos 28 minutos. Raniele carregou com espaço pelo meio e, de longe, arriscou um chute sem muita curva, mas bem forte. O goleiro derrapou no lance e perdeu o pé de apoio, mas conseguiu espalmar.
Neste momento, o Corinthians já somava mais posse de bola (51% a 49%). No início do jogo, o Cuiabá chegou a ter vantagem de 60% a 40% na estatística.
Quando o relógio marcava 32 minutos, os comandados de António Oliveira finalizaram mais uma vez, em cabeçada de Isidro Pitta, agora sem perigo para Cássio. O Corinthians respondeu logo em seguida, com escanteio cobrado por Renato Augusto e defendido sem qualquer dificuldade pelo goleiro Walter.
Na sequência, Clayson recebeu ótimo passe de Deyverson, levou até a linha de fundo e ganhou escanteio após bloqueio de Fábio Santos. Renato Augusto tirou o perigo e o Corinthians emendou contra-ataque na velocidade de Yuri Alberto, que partiu sozinho para o campo ofensivo com a bola dominada, mas se enrolou na marcação antes de invadir a área de Walter.
Na reta final do primeiro tempo, o Corinthians fez boa trama, aos 41 minutos, e ficou perto de abrir o marcador. Fausto Vera acionou Bruno Méndez e o zagueiro logo ligou na direita para Yuri Alberto, que recebeu na grande área, girou, bateu e exigiu boa defesa de Walter. O jogo era equilibrado no momento, com uma leve superioridade alvinegra nos minutos finais.
Andre Luiz Skettino Policarpo Bento acrescentou dois minutos no primeiro tempo. Já no acréscimos, após jogada ensaiada do Corinthians em cobrança de falta, Maycon chutou de longe e viu a bola passar à esquerda da meta de Walter. Pouco depois, a arbitragem encerrou a primeira etapa em Cuiabá, sem gols.
Segundo tempo
Durante o intervalo, Mano Menezes e António Oliveira não fizeram alterações em Corinthians e Cuiabá. De acordo com a reportagem da TV Globo, o técnico Mano Menezes gostou da atuação alvinegra na segunda metade do primeiro tempo, algo que influenciou na manutenção da equipe titular para a etapa final.
O Dourado começou aceso no segundo tempo e teve duas boas chances logo nos dois minutos iniciais, ambas com Deyverson. Primeiro, Clayson cruzou na área e o camisa 16 cabeceou com desvio em Gil, ganhando escanteio. Na cobrança, o atacante do Dourado levou perigo com nova cabeçada, que saiu pela direita do gol de Cássio.
O ex-corinthiano Clayson dava dor de cabeça para a defesa alvinegra. Rápido, o atacante armava as melhores jogadas de ataque do time adversário e assustou aos cinco minutos, chutando com perigo da entrada da área. Já aos dez, o atacante fez bom lance individual dentro da área, cortou a marcação de Romero e ganhou novo escanteio após desvio de Fábio Santos.
Bem como na primeira metade da etapa inicial, o Corinthians era encurralado no campo defensivo pelo Cuiabá e não conseguia chegar ao ataque.
Enxergando problemas no Corinthians, Mano Menezes fez a primeira substituição para tentar corrigir erros no meio-campo. O garoto Gabriel Moscardo entrou no lugar do argentino Fausto Vera.
O primeiro lance de perigo do Corinthians no segundo tempo aconteceu apenas ao 17 minutos, quando Renato Augusto carregou na intermediária e chutou de fora da área. Walter, no entanto, segurou sem dificuldades. O Timão já estava melhor e, no minuto seguinte, o camisa 8 deu bom passe para Yuri Alberto, que adiantou de cabeça, colocou na frente e ia saindo cara a cara com o goleiro adversário, mas Marllon afastou.
O técnico português António Oliveira decidiu fazer as primeiras mudanças no Cuiabá aos 21 minutos, colocando o volante Ronald e o atacante Welligton Silva nas vagas de Fernando Sobral e Isidro Pitta, respectivamente.
Logo depois de uma cobrança de falta de Clayson, sem direção, Mano Menezes colocou Matías Rojas no lugar de Renato Augusto no Corinthians. O Timão pressionava e buscava, principalmente, a bola aérea para chegar ao gol de Walter.
Já aos 25 minutos, Gabriel Moscardo cometeu falta em Clayson, em frente ao gol de Cássio. Deyverson foi para a cobrança e parou na barreira, sem qualquer perigo. Pouco depois, o jogo começou a esquentar e Bruno Méndez se desentendeu com Lucas Mineiro. Pela confusão, o uruguaio sofreu cartão amarelo, o primeiro do jogo.
Primeiro gol do Corinthians: o Timão equilibrou o jogo, criava algumas chances e conseguiu abrir o placar aos 32 minutos, com Romero. Matías Rojas cobrou falta na intermediária direita e inverteu bola para Gil na segunda trave. O zagueiro cabeceou para o meio da área e o paraguaio chegou empurrando para dentro do gol vazio.
O gol de Romero foi validado somente após longa análise do VAR. A arbitragem de vídeo demorou para traçar a linha em um possível impedimento de Gil no lance, mas o zagueiro estava em posição legal.
Logo após sofrer o gol, António Oliveira reagiu e chamou o atacante Derik Lacerda no banco de reservas, substituindo Clayson. Minutos depois, o português colocou o lateral-esquerdo PK na vaga de Rikelme.
Por volta dos 40 minutos, o clima esquentou de vez em Cuiabá (sem trocadilhos). Lucas Veríssimo cometeu falta em Deyverson e se estranhou com outros jogadores do Cuiabá na lateral do campo. Os atletas das duas equipes começaram a trocar empurrões, mas logo os ânimos se acalmaram.
Pouco depois, aos 43, Mano Menezes fez as últimas três substituições no Corinthians. O lateral-direito Fagner, o meio-campista Ruan Oliveira e o volante Roni substituíram Giuliano, Romero e Maycon, respectivamente.
Na sequência, André Luiz Skettino anunciou o acréscimo de dez minutos neste segundo tempo. Já no tempo extra, o Cuiabá se lançou ao ataque para tentar o empate na base da insistência, mas a defesa do Corinthians levava a melhor.
O Dourado teve boa chance aos 49 minutos, com Raniele. O volante pegou rebote da zaga alvinegra e bateu de chapa, com muito perigo. A bola passou à esquerda do gol do Corinthians. Os minutos finais mostravam um jogo ainda aberto, com chances das duas equipes.
Minutos depois, aos 53, o Corinthians armou ótimo contra-ataque para matar o resultado, sem sucesso. Rojas iniciou a jogada no campo defensivo, limpou o jogo e ligou no chão com Yuri Alberto, praticamente sozinho contra a defesa adversária. O centroavante carregou e esperou a aproximação do paraguaio, que entrou na área e recebeu passe do atacante, finalizando no alvo, mas parando em Walter.
O Cuiabá ainda tentou um último ataque no minuto final de jogo
Veja mais:
Augusto Melo x André Negão. Quer apostar no futuro do Corinthians? Faça sua previsão agora na FourBet e esteja por dentro das chances de quem será o próximo presidente! Clique AQUI para se cadastrar (proibido para menores de 18 anos).
Corinthians divulga escalação para enfrentar o Cuiabá pelo Brasileirão
Corinthians pode entrar no zona de rebaixamento em caso de derrota para o Cuiabá
Ídolo do Corinthians será homenageado em cidade brasileira e francesa
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados