Neste sábado, 13 de maio, é lembrada uma das datas mais históricas para a humanidade e para o Brasil, Abolição da Escravatura em terras brasileiras, que completa 135 anos. Em suas redes sociais, o Corinthians postou sobre a data.
A lei foi aprovada no Senado e, no dia 13 de maio de 1888, foi levada para a princesa Isabel, filha de Dom Pedro II, imperador do Brasil na época, para que ela assinasse, colocando-a em vigor. Antes desta norma, já havia começado medidas para que diminuíssem a quantidade de escravos, como a Lei Eusébio de Queiroz, Lei do Ventre Livre e Lei do Sexagenário. Porém, eram fáceis de serem fraudadas.
Um dos primeiros e poucos clubes a receber jogadores negros em seu plantel, o Corinthians conseguiu inscrever Asdrúbal Cunha, conhecido como Bingo, primeiro jogador negro da haistória do clube, para o Campeonato Paulista de 1919, após muitas divergências com a já extinta Liga Paulista.
Desde a sua fundação em 1910, o Corinthians esbarrava em proibições e regras inusitadas da Liga Paulista, em especial, pelo fato de ser um clube de origem humilde e operária, que lutava pela popularização do futebol brasileiro e para enfrentar equipes da elite estadual, como o antigo Club Athletico Paulistano.
Confira a nota postada pelo clube:
“Em 13 de maio de 1888 foi assinada a Lei Áurea no Brasil, determinando a Abolição da Escravatura. Com a lei, o Brasil imperial queria fazer as pazes com seu principal parceiro comercial, o Reino Unido, que não negociava mais com nações escravocratas. Nosso país era o último do continente a manter trabalhadores escravizados.”
“A Lei Áurea foi um marco para encerrar esse vergonhoso passado de nossa história, mas a luta antirracista e por maior igualdade e inclusão ainda merecem nosso empenho e atenção.“
Veja mais:
Último Majestoso teve vitória do Corinthians com dois gols de jogador formado na base; relembre
Saiba onde assistir ao clássico Corinthians x São Paulo
Encostado no Corinthians, Luan procurou Renato Gaúcho para retornar ao Grêmio no início de 2023
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados