Na noite desta quinta-feira (25), em jogo que teve início às 20h (Brasília) e foi válido pela 35ª rodada do Brasileirão, o Corinthians foi até a Arena Castelão, em Fortaleza, para enfrentar o Ceará, nono colocado na competição. Apesar da boa partida, o Timão perdeu por 2×1, com gol marcado por Róger Guedes no segundo tempo.
Comandado por Sylvinho, o time paulista foi a campo com os desfalques de Roni, Giuliano, Victor Cantillo e Ruan Oliveira. A escalação foi a seguinte: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Lucas Piton; Gabriel, Du Queiroz, Luan; Gabriel Pereira, Róger Guedes e Jô.
Já o Vozão, que está no meio da tabela e é comandado por Tiago Nunes, entrou com esta equipe titular: João Ricardo; Igor, Gabriel Lacerda, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fernando Sobral e Fabinho; Lima, Vinícius e Stiven Mendoza; Jael.
Primeiro tempo
Por jogar diante de sua torcida, o Ceará começou em cima do Corinthians e buscando o gol no campo de ataque. De início, o Timão se portava em um 4-2-3-1, com Gabriel e Du Queiroz como dupla de volantes e Luan mais centralizado, atuando como um camisa 10, diferentemente do 4-1-4-1 que vinha sendo implantado por Sylvinho nos últimos jogos.
A primeira finalização da partida ocorreu aos cinco minutos, quando Vinícius recebeu na entrada da área e finalizou nas mãos de Cássio.
Primeiro gol do Ceará: com menos de seis minutos, Cássio saiu jogando mal após defender o chute citado no parágrafo anterior. Lima interceptou a reposição do goleiro e a bola sobrou para o próprio Vinícius, que chutou de canhota e o camisa 12 não conseguiu defender.
Sem sentir o gol adversário, o Corinthians procurou ficar mais com a bola nos minutos seguintes e sempre acionava Jô no pivô. Mesmo com boa posse de bola, a equipe paulista não conseguia criar grandes chances.
Aos 13 minutos, Gabriel encontrou Gabriel Pereira com um bom lançamento na direita. O meia-atacante carregou em profundidade e cruzou, mas viu a zaga cearense cortar. A bola sobrou para Du Queiroz, que não conseguiu dominar. Na sequência, o Vozão conseguiu encontrar Mendoza na entrada da área de Cássio. Entretanto, o colombiano finalizou para fora da meta corinthiana.
Na sequência, o Vozão conseguiu encontrar Mendoza na entrada da área de Cássio. Entretanto, o colombiano finalizou para fora da meta corinthiana. Aos 18 minutos, Luan conseguiu boa jogada no meio e achou Du Queiroz na intermediária. O volante devolveu para o meia, que finalizou, mas a bola foi bloqueada pela defesa rival.
Um minuto depois Gabriel Pereira conseguiu excelente lance na direita e saiu do marcador. O jovem corinthiano ficaria frente a frente com o goleiro João Ricardo, mas foi parado com falta por Fernando Sobral, no limite da linha da área. O árbitro de vídeo até checou o lance para averiguar um possível pênalti.
Na cobrança, Róger Guedes acertou a barreira. A bola ficou viva na área e chegou até Jô na esquerda, que cruzou na área e viu a defesa mandar para escanteio. No contra-ataque, Mendoza carregou em velocidade na direita da defesa corinthiana e finalizou com perigo para Cássio.
Aos 25 minutos, Du Queiroz sofreu cartão amarelo após entrada em Vinícius no meio-campo. Três minutos mais tarde, o Ceará chegou com perigo no ataque, mas Vinícius finalizou mal e mandou por cima do gol de Cássio. Com 33 minutos no relógio, Luan carregou pelo meio e achou Du Queiroz infiltrando na área do Ceará. Entretanto, a zaga adversária afastou e mandou para escanteio. Na sequência, o Timão não conseguiu aproveitar a cobrança.
Aos 35, Du Queiroz achou Róger Guedes na esquerda. O atacante encontrou Gabriel Pereira no meio da área, que girou a bateu em cima de João Ricardo. Foi a melhor oportunidade do Corinthians até então.
Mesmo sem conseguir um alto número de finalizações e posse de bola, o Timão fez um bom primeiro tempo e buscou o empate a todo o tempo. Luan se apresentava bem, assim como Róger Guedes e Du Queiroz.
Aos 40 minutos, o Ceará saiu mal e João Victor pressionou a saída de bola. O zagueiro bloqueou e a bola sobrou para Róger Guedes na esquerda do ataque. No entanto, o camisa 123 chutou em cima de João Ricardo. Apesar da derrota parcial, o Corinthians fez um primeiro tempo bem melhor do que o Ceará e ia com um resultado injusto para o intervalo.
Aos 45 minutos, Gabriel deu uma forte entrada em Vinícius e foi mais um jogador a sofrer cartão amarelo. O árbitro optou por acrescentar seis minutos no primeiro tempo. Aos 51 minutos, Luan sofreu uma falta na intermediária. Na cobrança, Róger Guedes acertou a barreira, mas a bola sobrou para Gil. O zagueiro bateu de primeira e viu sua finalização raspar a trave de João Ricardo.
O primeiro tempo terminou com as seguintes estatísticas para o Corinthians (SofaScore): 55% de posse de bola, nove finalizações (três no gol, uma para fora e cinco travadas), quatro escanteios, cinco faltas cometidas, dois cartões amarelos, uma defesa de Cássio, 237 passes trocados (83% de acerto), 86% de sucesso nas bolas longas, 30% de aproveitamento nos cruzamentos, 78% de acerto nos dribles, 61 perdas de posse de bola, 21 disputas de bola vencidas, dois desarmes, oito interceptações e dez cortes.
Segundo tempo
Para o segundo tempo, Sylvinho optou por não promover nenhuma substituição e manteve a equipe inicial. A primeira oportunidade do segundo tempo foi do Ceará, aos quatro minutos. Mendoza recebeu na direita do ataque cearense e finalizou, mas Cássio encaixou. Logo depois, Fagner dividiu com Vinícius no meio-campo. O meia levou a pior e precisou ser substituído. Tiago Nunes optou por promover a entrada de Jorginho.
Com oito minutos, o Corinthians conseguiu boa trama com Gabriel Pereira e Du Queiroz na direita do ataque. A bola chegou até Róger Guedes, que finalizou muito mal e mandou na arquibancada. Pelo mau rendimento nos minutos iniciais e sem conseguir impor o mesmo ritmo do primeiro tempo, o técnico Sylvinho chamou Willian e Renato Augusto no banco de reservas aos 11 minutos.
Luan saiu para a entrada de Renato Augusto, enquanto Du Queiroz foi o escolhido para deixar o campo e dar vaga a Willian. Willian entrou bem e recebeu na esquerda em velocidade. O meia-atacante carregou por dentro e viu Lucas Piton ultrapassando pela linda de fundo, mas o lateral não pegou bem na bola e pecou na finalização. Aos 17 minutos, Cássio reclamou com o árbitro e sofreu cartão amarelo.
Três minutos depois, o Ceará chegou com perigo e pegou a defesa do Corinthians desarrumada em contra-ataque. Jorginho finalizou colocado e viu Cássio encaixar. Com 23 minutos, Sylvinho chamou Gustavo Mosquito para entrar na partida, substituindo Gabriel Pereira. Aoa 25 minutos, Mosquito tabelou com Renato Augusto na direita. O camisa 8 cruzou com perigo para Jô, que não conseguiu aproveitar.
Dois minutos mais tarde, Fagner cruzou na cabeça de Jô, que cabeceou em cima do goleiro João Ricardo. Pressionando em busca do empate, principalmente após as substituições de Sylvinho, o Corinthians se lançou ao ataque. No entanto, Fagner parou um contragolpe adversário e foi mais um corinthiano a sofrer cartão amarelo na partida.
Neste momento do jogo, o Corinthians era 100% ofensivo e buscava o gol a qualquer custo. As melhores oportunidades do Timão saíam dos pés de Willian, que entrou muito bem no segundo tempo em velocidade na esquerda. Aos 36 minutos, o treinador corinthiano promoveu a estreia do lateral-direito João Pedro, que substituiu Fagner. Além dos defensores, Vitinho entrou na vaga de Gabriel.
Primeiro gol do Corinthians: Willian arrancou em velocidade na esquerda e achou Róger Guedes infiltrando na esquerda aos 38 minutos. O atacante cortou o marcador, puxou para o pé direito e mandou na bochecha da rede de João Ricardo, igualando o marcador.
Segundo gol do Ceará: logo após o empate do Timão, Igor encontrou Yony González na área. O atacante colombiano entrou no segundo tempo e marcou de cabeça, fazendo jus à “lei do ex” em Fortaleza.
O árbitro optou por acrescentar seis minutos no segundo tempo. Aos 46, Willian saiu de dois marcadores e cruzou na pequena área. O zagueiro Gabriel Lacerda mandou para escanteio. Na cobrança, a bola ficou viva e sobrou para Gustavo Mosquito, que chutou para cima do gol de João Ricardo.
O Timão não conseguiu aproveitar os acréscimos e saiu derrotado da Arena Castelão.
Estatísticas gerais do Corinthians na partida (SofaScore): 63% de posse de bola, 15 finalizações (seis no gol, três para fora, seis travadas), cinco escanteios, 13 faltas, quatro cartões amarelos, três defesas de Cássio, 563 passes trocados (87% de acerto), 71% de sucesso nas bolas longas, 30% de aproveitamento nos cruzamentos, 74% de acerto nos dribles, 116 perdas de posse de bola, 56 disputas de bola vencidas, 15 desarmes, 11 interceptações e 17 cortes.
E agora?
Com a derrota, o Corinthians se mantém no G-4, já que o Fortaleza foi derrotado para o Santos em jogo que ocorreu mais cedo. Entretanto, agora tem uma partida a menos que o Red Bull Bragantino, que está em sexto e só atua no fim de semana, contra o América-MG. O Timão volta a campo no domingo (28), às 16h (Brasília), quando receberá o Athletico-PR na Neo Química Arena.
Veja mais:
Se vencer o Ceará, Corinthians se garante matematicamente na Libertadores de 2022
Libertadores e Sul-Americana não terão mais critério de gol marcado fora de casa
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
Infelizmente perderam a chance de pontuar, um empate não seria de todod mal, mas a vacilada na marcação custou uma derrota que poderia ter sido evitada.