Corinthians joga bem, sofre susto, mas vence o Coritiba e segue na briga pela liderança do Brasileirão

  • Por Levi Natan / Redação da Central do Timão

O Corinthians voltou a campo nesta quarta-feira (20), às 21h30 (Brasília), diante do Coritiba, na Neo Química Arena, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão venceu por 3 x 1, com gols de Róger Guedes, Adson e Raul Gustavo. O zagueiro Luciano Castán descontou para o Coxa.

O técnico corinthiano, Vítor Pereira, teve de cumprir suspensão e deu lugar ao auxiliar Filipe Almeida no banco de reservas. Dentro de campo, os desfalques foram Fábio Santos, poupado para controle de carga, Renato Augusto e Júnior Moraes, que seguem no departamento médico. A escalação foi a seguinte: Cássio; Rafael Ramos, Gil, Raul Gustavo e Lucas Piton; Cantillo, Maycon e Roni; Willian, Róger Guedes e Yuri Alberto.

Já o técnico Gustavo Morínigo decidiu mandar a campo a seguinte escalação: Alex Muralha; Natanael, Guillermo de Los Santos, Luciano Castán, Egídio; Willian Farias, Val, Régis; Alef Manga, Léo Gamalho e Igor Paixão.

Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

O jogo

Primeiro tempo

Apesar de jogar em casa e com bom público na Neo Química Arena, o Timão viu o Coxa ter as primeiras chances do jogo. No primeiro minuto, Igor Paixão aproveita erro de passe de Rafael Ramos e finaliza de fora da área, mas sem perigo para o goleiro Cássio. Logo depois, aos seis minutos, Alef Manga puxou contra-ataque pelo lado direito do campo. O atacante invadiu a área e finalizou cruzado, para fora, passando perto da trave do goleiro corinthiano.

Aos dez minutos, Cantillo lançou a bola na área, Róger Guedes brigou com Natanael. A bola foi travada e ficou com o goleiro Alex Muralha. Os corinthianos se queixaram de um possível pênalti cometido pelo zagueiro do Coxa no lance.

A primeira boa finalização do Timão aconteceu aos 18 minutos. Willian recebeu no lado direito do ataque, puxou para a perna esquerda e arriscou de fora da área. A bola foi forte, mas foi defendida por Alex Muralha.

O Coxa respondeu logo em seguida. Após trabalhar bem a bola no ataque, Alef Manga cruzou da direita para a esquerda e encontrou Régis sozinho dentro da área. O atleta bateu de primeira e acabou chutando longe do gol de Cássio.

O Timão voltou a assustar o Coritiba aos 24 minutos. Yuri Alberto recebeu na área, fez o pivô para Maycon chegar e finalizar por cima do gol.

O primeiro gol da partida quase saiu aos 29 minutos. Após arrancada de Yuri Alberto pelo lado esquerdo do ataque, o atacante passou para Willian dentro da área, que bateu cruzado e viu Alex Muralha fazer boa defesa. Um minuto depois, o Coritiba contra-atacou e Régis finalizou para fora novamente em outra boa chance da equipe paranaense.

Primeiro gol do Corinthians: aos 35 minutos, Yuri Alberto pressiona, rouba a bola no ataque, cruza na área e vê o zagueiro coritibano errar no corte. A bola sobrou para Róger Guedes, que finalizou de primeira e abriu o placar para o Timão.

Aos 38 minutos, Rafael Ramos chega atrasado, mata o contra-ataque do Coritiba e recebe cartão amarelo. Com foi a terceira advertência no Brasileirão, o lateral-direito desfalcará o Timão no próximo compromisso.

Segundo tempo

Para a etapa final, o auxiliar técnico Filipe Almeida decidiu tirar Rafael Ramos para dar lugar ao lateral-direito Fagner.

O Timão começou a etapa final se impondo e buscando ampliar o placar conquistado no primeiro tempo. Logo no primeiro minuto, o Corinthians tabelou na entrada da área e Maycon deixou Willian com liberdade na esquerda. O camisa 10 tentou cruzar para Róger Guedes, mas foi travado.

A primeira grande chance do Coritiba aconteceu aos 7 minutos. Após bom contra-ataque pelo lado esquerdo do campo, Alef Manga bateu na entrada na área e viu Cássio fazer grande defesa.

Primeiro gol do Coritiba: na cobrança de escanteio, a bola sobrou para o Egídio, que cruzou e encontrou Luciano Castán. O zagueiro cabeceou e empatou a partida para o Coxa.

O Corinthians pareceu sentir o gol tomado e não conseguiu criar muito nos minutos seguintes. A primeira boa chance aconteceu aos 16 minutos, com Róger Guedes desviando cruzamento. A bola subiu e Alex Muralha fez boa defesa, espalmando para a linha de fundo.

Aos 18 minutos, Filipe Almeida faz três alterações. Saem Willian, Róger Guedes e Roni, para as entradas de Giuliano, Adson e Gustavo Mosquito.

Segundo gol do Corinthians: aos 21 minutos, Lucas Piton cobrou falta na área. A bola sobrou para Raul Gustavo, que ajeitou para Adson bater de primeira e desempatar para o Timão.

Aos 23 minutos, Filipe Almeida faz a última alteração no Corinthians. Du Queiroz entrou para a saída de Maycon.

O Coxa voltou a assustar aos 29 minutos. Igor Paixão cruzou na área e Alef Manga apareceu na segunda trave pegando de primeira, mas finalizando para fora.

Terceiro gol do Corinthians: aos 39 minutos, Raul Gustavo sobe mais alto que todos na área e cabeceia para o fundo do gol de Alex Muralha.

O Coritiba respondeu aos 43 minutos. Léo Gamalho fica com a sobra na área e chuta forte. Cássio se joga e faz grande defesa.

E agora?

Com o resultado, o Timão vai a 32 pontos e retoma a vice-liderança da competição nacional. A equipe ainda pode ser ultrapassada pelo Atlético-MG, que joga nesta quinta-feira (21), às 19h, diante do Cuiabá, fora de casa.

O próximo compromisso do Corinthians será no domingo (24), às 18h (Brasília), diante do Atlético-MG, no Mineirão, em partida válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Veja mais:

Clube da primeira divisão de Portugal anuncia contratação de Vitinho, ex-Corinthians

Corinthians fecha primeira fase da Nike Premier Cup Feminina Sub-17 com 100% de aproveitamento

Corinthians empata com Santos e se classifica à semifinal do Paulistão Feminino Sub-20

Notícias do Corinthians

Rolar para cima