Esta terça-feira (10) é marcada na história do Corinthians com a inauguração oficial de seu estádio. No dia 10 de maio de 2014, a Neo Química Arena, então denominada de Arena Corinthians, era inaugurada com a realização de seu primeiro grande evento com a presença da Fiel torcida. Era o início da operação da nova casa alvinegra após 73 anos utilizando, dentre outros estádios, o Pacaembu como sua sede nos jogos em casa.
Cerca de 100 jogadores do passado e do presente Alvinegro participaram de uma série de amistosos curtos e descontraídos na Arena, e Rivellino marcou o primeiro gol do Corinthians no novo estádio. O ídolo converteu um pênalti assinalado, e mesmo jogando no time adversário, a pedido dos torcedores – entre os 17.000 presentes ao estádio – o Reizinho do Parque foi para a cobrança, e, com categoria, marcou o primeiro gol da Neo Química Arena.
Ídolos de todas as gerações jogaram naquele dia. Ex-jogadores como Wladimir, Edílson, Zé Maria, Rincón, Vampeta, Luizão, Ataliba, Zé Elias, dentre outros, entraram em campo com as camisas branca (1º uniforme), listrada (2º uniforme) e amarela (3ª camisa daquele ano, em homenagem à Seleção Brasileira). Marcelinho Carioca, que também participou do evento, ainda fez um belo gol de falta, sua especialidade, em um dos pontos altos daquela festa.
Após o jogo dos ídolos, a inauguração em uma partida oficial aconteceria oito dias depois, quando o Timão receberia o Figueirense pelo Campeonato Brasileiro. E quase um mês depois, o estádio receberia a abertura da Copa do Mundo da Fifa, que teve a partida entre Brasil e Croácia, com vitória por 3 x 1 e presença de 62 mil pessoas.
Mandando os seus jogos em sua nova casa, o Corinthians já foi campeão cinco vezes até aqui: conquistou os títulos do Campeonato Brasileiro em 2015 e 2017 e do Campeonato Paulista de 2017, 2018 e 2019.
Veja, abaixo, o retrospecto de jogos do Corinthians na Neo Química Arena.
265 jogos, sendo:
157 vitórias (59,25%)
72 empates (27,17%)
36 derrotas (13,58%)
419 gols a favor (1,58 por jogo)
194 gols contra (0,73 por jogo)
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados