Corinthians inaugura bandeira em homenagem à primeira torcida uniformizada do Brasil

  • Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão

Na tarde deste domingo, 1º de setembro, o Corinthians enfrentará o Flamengo às 16h (horário de Brasília), em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto ocorre no dia em que o Timão completa 114 anos de história. Nesta data especial, o clube do Parque São Jorge realizará uma série de ações e homenagens a símbolos da gloriosa história alvinegra.

O Departamento Cultural do Corinthians criou uma bandeira em homenagem à primeira torcida uniformizada fundada no Brasil, idealizada por Francisco Piciocchi, conhecido como Tan Tan, um importante símbolo da história corinthiana, no ano de 1934. O artigo será exibido no Altar de São Jorge, na Neo Química Arena, durante a partida entre Corinthians e Flamengo.

Com a nova bandeira, queremos prestar uma justa homenagem àqueles que pioneiramente uniram o amor pelo Corinthians e o espírito coletivo, formando uma torcida referência em mosaicos e espetáculos inesquecíveis nos estádios nas décadas de 30 e 40, tornando cada partida um evento memorável“, publicou o departamento cultural do clube.

Precursor na criação das torcidas organizadas, aos 16 anos Tan Tan sofreu um acidente de bonde e perdeu uma das pernas. Apesar disso, tornou-se nadador, praticando o esporte no Rio Tietê, quando o local ainda era adequado para tal atividade. Tan Tan também era atleta de polo aquático e conquistou várias medalhas representando o clube do Parque São Jorge.

Francisco Piciocchi rompeu com o “conservadorismo” dos estádios de futebol, onde só era permitido assistir aos jogos de terno, gravata e chapéu. Para enfrentar esse modelo, ele decidiu criar a primeira torcida uniformizada do Brasil, chamada “Torcida do Corinthians”, revolucionando a forma de torcer no país.

O ilustre torcedor, que também foi conselheiro e diretor do clube na década de 1930, está eternizado no Memorial Corinthians, onde sua filha, conhecida no Parque São Jorge como “dona Tânia”, trabalhou por mais de 50 anos até seu falecimento em 2022.

Confira na íntegra a publicação do Departamento Cultural do Corinthians sobre a nova bandeira:

“O Departamento Cultural tem o orgulho de anunciar a estreia de uma bandeira em homenagem à primeira torcida uniformizada criada no Brasil, fundada em 1934.

Com a nova bandeira, queremos prestar uma justa homenagem àqueles que pioneiramente uniram o amor pelo Corinthians e o espírito coletivo, formando uma torcida referência em mosaicos e espetáculos inesquecíveis nos estádios nas décadas de 30 e 40, tornando cada partida um evento memorável!

Francisco Piciocchi, o Tan Tan, fundou a primeira torcida organizada e uniformizada com as cores do Corinthians em uma das casas do Parque São Jorge. Eles criaram uma faixa com a palavra “Torcida” e montaram uma charanga com diversos instrumentos musicais. Tan Tan, já reconhecido por sua habilidade em organizar festas nas arquibancadas dos jogos do Alvinegro, assumiu a liderança da torcida. Sempre presentes em todos os jogos do Corinthians, seus instrumentos e vozes ecoavam pelos estádios, enchendo de alegria a vida e os corações dos torcedores.

A nova bandeira será estendida no Altar de São Jorge, na Neo Química Arena durante a partida entre Corinthians e Flamengo.”

Veja Mais:

Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.

Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.

Mesmo com pouco tempo, dupla do Corinthians estreia acumulando números nas estatísticas

Corinthians realiza Encontro de Integridade 2024 no Parque São Jorge

Perto da classificação, Corinthians enfrenta o Umuarama na Liga Nacional de Futsal

Notícias do Corinthians

1 comentário em “Corinthians inaugura bandeira em homenagem à primeira torcida uniformizada do Brasil”

Comentários encerrados.

Rolar para cima