O Corinthians está garantido na Copa do Brasil de 2024. Depois de correr risco de não disputar a próxima edição da competição nacional ao longo da atual temporada, o clube conquistou a vaga na noite do último sábado, 11/11, com a ajuda de um rival estadual: o Palmeiras, que derrotou o Internacional, na Arena Barueri, pela 34ª rodada do Brasileirão.
O que precisava acontecer?
A CBF mudou a forma de classificação à Copa do Brasil para 2024. Agora, para um clube garantir vaga na competição, precisa ir bem no campeonato estadual do ano anterior. Pela eliminação nas quartas de final do Paulistão em 2023, contra o Ituano, o Corinthians tinha presença incerta no torneio nacional da próxima temporada. Antes, a qualificação era pelo Ranking Nacional de Clubes.
Os cinco melhores times do Paulistão de 2023 se garantiram na Copa do Brasil de 2024: Palmeiras, Água Santa, Red Bull Bragantino, Ituano e São Bernardo. São Paulo e Corinthians eram os próximos da “fila” pela vaga via estadual, mas não estavam classificados ao torneio nacional.
Mas o Corinthians ainda tinha como garantir vaga na Copa do Brasil. Para isso, precisava ser campeão da edição de 2023, conquistar a Copa Sul-Americana ou terminar o Brasileirão entre os sete primeiros colocados (o G-6 dá vaga para a Libertadores e para a Copa do Brasil, enquanto o sétimo lugar garante participação apenas na Copa do Brasil).
O Timão, no entanto, caiu na semifinal das duas competições e está mal colocado no Brasileirão, ocupando apenas a 14ª posição.
Mesmo assim, o Corinthians ainda tinha chance de disputar a Copa do Brasil de 2024. Isso ficou mais fácil após o São Paulo ser campeão da edição de 2023 e garantir classificação no torneio nacional do ano que vem. O Tricolor, então, saiu da “fila” via estadual e o Timão passou a ser o próximo a herdar uma vaga pelo Paulistão
Para isso, o Corinthians dependia que Palmeiras ou Red Bull Bragantino se classificassem para a Copa do Brasil de 2024 através do Brasileirão. Assim, a vaga via Paulistão de um desses clubes passaria para o Timão.
E isso aconteceu!
A vitória sobre o Internacional, no último sábado, fez o Palmeiras se garantir, ao menos, entre os sete primeiros clubes do Brasileirão. Os seis melhores colocados vão para a Libertadores e para a terceira fase da Copa do Brasil, enquanto o sétimo se qualifica somente para a terceira fase da competição nacional.
Agora com 62 pontos, o Palmeiras não pode mais terminar o Brasileirão fora do G-7, se garantindo, ao menos, na terceira fase da Copa do Brasil de 2024. Portanto, a vaga via Paulistão que era do rival alviverde passou para o Corinthians, sexto na “fila” do campeonato estadual.
Mas o Corinthians vai para a terceira fase?
Não. O Corinthians se garantiu na Copa do Brasil de 2024, mas vai entrar na primeira fase da competição. As duas primeiras fases são disputadas em jogos únicos. A partir da terceira, quando entram os clubes da Libertadores, o torneio nacional passa a ser realizado em partidas de ida e volta até a final.
Veja mais:
Augusto Melo x André Negão. Quer apostar no futuro do Corinthians? Faça sua previsão agora na FourBet e esteja por dentro das chances de quem será o próximo presidente! Clique AQUI para se cadastrar (proibido para menores de 18 anos).
Corinthians defende 100% de aproveitamento contra Palmeiras em eliminatórias no futebol feminino
Grêmio x Corinthians: escalação, arbitragem e onde assistir
Corinthians e Palmeiras decidem vaga na final do Paulista Feminino na Neo Química Arena
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
Perfeito! Que explicação clara .