- Por Kennedy Cardoso / Redação Central do Timão
Na última quinta-feira (09), o Corinthians encerrou sua participação no Brasileirão de 2021 com derrota para o Juventude, em Caxias do Sul. Mesmo assim, a campanha do time no campeonato é vista como positiva devido à vaga direta na Libertadores e às chances dadas a jovens como João Victor, Roni, Du Queiroz, Gabriel Pereira, Adson, Gustavo Mantuan, Xavier, Lucas Piton, Raul Gustavo, Vitinho e Matheus Donelli.
Entretanto, uma estatística uma estatística na competição chama atenção: o Timão foi o clube que mais utilizou jogadores com 31 anos ou mais no torneio nacional. De acordo com o “Espião Estatístico” do “Globo Esporte”, dos 20 clubes que disputaram a última edição da Série A, 13 recorreram majoritariamente a jogadores com mais de 28 anos, e nove a faixa etária predominante era de 31 anos ou mais.
Dos atletas aproveitados pelo Corinthians no Brasileirão, 49% têm 31 anos ou mais. Nomes como Cássio, Fagner, Gil, Fábio Santos, Giuliano, Renato Augusto, Willian e Jô são alguns nessa especificação. Os clubes com as menores porcentagens nessa estatística foram os rebaixados com antecedência Chapecoense (10%) e Sport (12%).
Já o segundo clube que mais usufruiu de veteranos foi o América-MG, que fez campanha histórica e conquistou vaga na fase preliminar da Libertadores, com 45% dos jogadores acima dos 31 anos de idade. O Juventude fecha o pódio no ranking, com 38% de seu elenco sendo jogadores “trintões”.
Veja mais:
Jogadoras do Corinthians dominam Seleção do Brasileirão 2021