- Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão
Na tarde deste domingo (19), a Conmebol divulgou um ranking com todas as equipes que participarão da edição de 2023 da Libertadores. Ao todo, são 32 equipes na disputa da fase de grupo, que tem sorteio marcado para acontecer no próximo dia 27, na sede da confederação.
Mesmo com equipes que estão acima do Corinthians no ranking de todas as equipes da América do Sul, o Timão ficou abaixo das 15 melhores equipes do torneio continental, se situando como 16º melhor time. No ranking da federação, a equipe comandada por Fernando Lázaro é a 24º.
Entre os times brasileiros, o Corinthians fica acima apenas do Fluminense, que volta a disputar a Libertadores depois de dois anos, enquanto o clube do Parque São Jorge disputou na última temporada e parou nas quartas de finais.
Todos os outros adversários nacionais ficaram acima do Coringão. Palmeiras, Flamengo, Athletico Paranaense, Atlético Mineiro e Internacional, nesta ordem, conseguiram uma vaga no top-15, junto de times da Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador e Colômbia.
Para o levantamento do ranking geral, a Conmebol utiliza dois critérios, todo o histórico em Libertadores e Sul-Americana, e a performance recente nas duas competições, com a primeira tendo um peso maior, por ser a principal.
O Corinthians segue aguardando o sorteio da fase de grupos para descobrir seus primeiros adversários da competição. A estreia do clube deve acontece no dia 5 de abril, sendo o primeiro compromisso oficial do Timão após a eliminação para o Ituano no Campeonato Paulista.
Confira o ranking da Libertadores:
Veja mais:
Matheus Araújo detalha a importância de conviver com meias experientes no Corinthians
Com convocação de Yuri Alberto, Corinthians chega a 13 ‘selecionados’ no elenco
Técnico do Corinthians comenta trajetória e ‘luta’ ao ser o único treinador negro do NBB