- Por Levi Natan / Redação da Central do Timão
Nesta terça-feira (4), o Corinthians entrou em campo para enfrentar o Juventude, em jogo que aconteceu no Estádio Alfredo Jaconi e foi válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão ficou na frente do placar por duas vezes, com Giuliano e Yuri Alberto, mas sofreu o empate.
Para a partida, o técnico Vítor Pereira decidiu escalar a seguinte equipe: Cássio; Bruno Méndez, Gil, Raul Gustavo e Fábio Santos; Du Queiroz, Giuliano e Renato Augusto; Gustavo Mosquito, Róger Guedes e Yuri Alberto.
Já o Juventude, comandado pelo técnico interino Lucas Zanella, foi a campo com o seguinte time: Cesar; Rodrigo Soares, Thalisson Kelven, Paulo Miranda e Moraes Jr; Elton, Jadson e Chico Kim; Rafinha, Capixaba e Pitta.
O jogo
Primeiro tempo
A primeira boa chance do jogo foi do lado alviverde. Precisando vencer para tentar sair do Z-4, o Juventude começou marcando a saída de bola do Corinthians e conseguiu aproveitar os erros dados pelo lado alvinegro, mas sem criar grandes perigos ao gol de Cássio.
O Corinthians, por sua vez, encontrou dificuldades para se encontrar na partida e trocar passes. Aos nove minutos, o Juventude trabalhou bem a bola no lado direito e viu Raphinha receber dentro da área e finalizar de primeira para fora do gol, perdendo a principal chance do jogo até então.
Primeiro gol do Corinthians: aos 24 minutos, na primeira grande chance do Timão no jogo, Fábio Santos cruzou pelo lado esquerdo, a bola resvalou em Mosquito antes de sobrar para Giuliano, que bateu para abrir o placar.
O Timão melhorou bastante na partida e voltou a impor perigo aos 29 minutos.
Aos 30 minutos, Gil acertou o braço em Pitta em uma disputa de bola e acabou sofrendo o primeiro cartão amarelo do jogo. Como estava pendurado, o atleta não enfrenta o Athletico-PR no próximo compromisso do Corinthians.
O Juventude voltou a levar perigo apenas aos 41 minutos e novamente com Rafinha. O atacante recebeu de fora da área, girou e chutou na trave do goleiro Cássio.
Segundo tempo
O técnico Vítor Pereira decidiu fazer duas alterações no intervalo. Renato Augusto e Róger Guedes saíram para as entradas de Mateus Vital e Cantillo.
Primeiro gol do Juventude: no primeiro minuto da etapa final, Raul Gustavo erra, a bola fica com Óscar Ruiz no meio-campo, que inicia a jogada com Pitta e recebe novamente para empatar o placar.
Após o gol, o Jaconero se impôs e quase conseguiu a virada dois minutos depois.
Segundo gol do Corinthians: o Timão se reencontrou na partida e voltou a ficar à frente do placar. Aos oito minutos, Mateus Vital roubou a bola de Chico Kim e a bola sobrou para Yuri Alberto. O atacante finalizou de fora da área e fez um golaço para o Corinthians.
Segundo gol do Juventude: aos 16 minutos, o time alviverde aproveitou outro erro do Timão para fazer mais um gol. Desta vez, Gustavo Mosquito perdeu a bola dentro da área e Pitta guardou, deixando tudo igual no placar.
O técnico Vítor Pereira decidiu fazer mais duas alterações na equipe. Saíram Bruno Méndez e Du Queiroz para as entradas de Fagner e Adson.
O Timão melhorou bastante após a entrada de Fagner, que ajudou a criar boas chances pelo lado direito do campo. Aos 34 minutos, o árbitro assinalou pênalti para o Corinthians após a bola bater no braço de Jean, depois de uma cobrança de falta do Timão. No entanto, a penalidade máxima foi anulada pelo VAR após checar que Gil, que participou da jogada, estava impedido no lance.
Apesar da anulação do pênalti, o Corinthians não desanimou e continuou melhor no jogo. Aos 37 minutos, Mateus Vital tocou para Mosquito, que bateu e acertou na trave.
E agora?
Com o empate, o Timão vai a 51 pontos e corre o risco de perder a quarta colocação caso o Flamengo vença o Internacional, em jogo que acontecerá nesta quarta-feira (5), no Maracanã. O próximo compromisso do Corinthians será no sábado (8), diante do Athletico-PR, às 21h (Brasília), na Neo Química Arena, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Veja mais:
Corinthians pode perder até três jogadores para próxima rodada do Brasileirão
Último jogo entre Corinthians e Juventude teve brilho de garotos da base e golaço no início