Na tarde da última quinta-feira, 11, o Sub-18 do Corinthians disputou dois amistosos pela Copa Buh Brasil, na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo. A equipe enfrentou uma situação inusitada, marcada pelas condições precárias do gramado, que viralizou nas redes sociais. Além disso, alguns dos jogadores que atuaram na partida têm idade superior ao permitido para a categoria e não possuem registro no BID (Boletim Informativo Diário), conforme divulgado pelo portal Meu Timão.
A Central do Timão procurou o Corinthians para obter esclarecimentos sobre a situação dos atletas da categoria e foi informada de que os jogadores não registrados estão passando por um período de testes no clube. A diretoria afirmou que essa prática é comum e não configura irregularidade, pois não há nenhuma determinação contra um atleta passar por um período de avaliação, tampouco sobre o jogador em avaliação não poder participar de um jogo-treino ou amistoso.
A primeira partida disputada pela categoria de base do Alvinegro foi contra o Aliança Atlética Futebol Clube e terminou com uma derrota por 1 x 0. A escalação inicial do Corinthians foi: Igor; Anthony Gabriel, Thierry, Vinicius Cressi e Bryan Biano; Luiz Otávio, Vitor e Andrey Bassani; Estevan, Paulo Vinicius e Caio Egidio. Dentre os titulares, apenas Caio Egídio, com 18 anos, está dentro do limite de idade da categoria. Além disso, o jogador Paulo Vinicius não está registrado no BID e na Federação Paulista de Futebol (FPF), portanto, não possui vínculo oficial com o Timão.
O segundo amistoso foi contra a equipe sub-17 da Catanduvense. Desta vez, o Corinthians venceu por 3 x 1. A escalação foi a seguinte: Matheus Henrique, Fernando, Vitor Campanelli, Caio Felipe, João Pedro, Kaio Teixeira, Kauã Campanolo, Gamberic, João Saca, Kauã Marim e Gabriel Assunção. Dos 11 titulares, apenas Matheus Henrique, Vitor Campanelli e Kauã Marim, contratados nesta temporada, estão registrados no BID.
Esses amistosos estão sendo disputados porque a categoria sub-18 não está inscrita em nenhuma competição oficial até o momento e, por isso, estava com o calendário vazio. O Sub-18 surgiu após o clube decidir reativar as categorias intermediárias. Assim, parte dos 39 jogadores contratados para atuarem entre o Sub-17 e o Sub-20 foi realocada para a categoria sub-18 devido à falta de espaço.
A reportagem também investigou a situação de um dos atletas que estava passando por essas avaliações na base antes de ser integrado ao plantel: o lateral-esquerdo Marcus Vinicius da Silva. Ele rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho durante o período de testes com o sub-16 e teve um contrato de formação assinado com o Timão. O vínculo amador é válido até junho de 2025.
A explicação é que, uma vez que o atleta está em avaliação no Corinthians, qualquer eventualidade relacionada a ele é de responsabilidade do clube. Assim, a diretoria optou por formalizar um contrato de formação, que não é oneroso para o clube, considerando que o atleta precisa estar em condições de retornar ao mercado de trabalho. Dessa forma, o jogador tem assegurados todos os seus direitos, incluindo o convênio e o tratamento médico, que o Timão já teria que custear.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Fora dos planos do Corinthians, Léo Natel teve contratação vetada por presidente de clube rival
Oficializado no cargo, Ramón Díaz dá suas primeiras palavras como treinador do Corinthians
Ramón Diaz é o 19º técnico estrangeiro da história do Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados