- Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão
Neste dia 28 de junho é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. A data serve para conscientizar a sociedade, reafirmar o orgulho sobre a diversidade e relembrar a luta diária da comunidade, que até hoje buscam respeito e políticas que que combatam a discriminação.
“Hoje é um dia de luta… dia de celebrar os amores e as relações com pluralidade e respeito, sem preconceitos nem ataques. E que este 28/06 simbolize o orgulho que devemos ter de nossas diferenças o ano todo, o tempo todo! Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+”, emitiu o clube.
A escolha da data aconteceu em 1969, quando ativistas se reuniram em frente a um bar em Nova York. Eles atiraram pedras na polícia, que comumente invadiam bares da comunidade LGBT da cidade, agredindo e prendendo pessoas nestas invasões. No dia 28 de junho daquele ano, aconteceu o Dia da Libertação da Rua Christopher e se tornou uma data marcante para a comunidade, sendo atribuído também ao Dia do Orgulho.
No futebol, principalmente o masculino, o tema ainda é um tabu. Alguns jogadores já se revelaram fazer parte da comunidade, mas sempre sofrem ataques, como no caso do ex-atleta Richarlyson. A torcida do Corinthians, por exemplo, cometeu atos homofóbicos no último Majestoso disputado na Neo Química Arena.
Homofobia é um crime e a pena para este ato é de três anos de reclusão, podendo ser aumentado para cinco se houver divulgação do ato criminoso. Por ser comparado ao racismo, ela é inafiançável e imprescritível.
Confira a publicação do clube:
Veja mais:
Conheça a Fala Timão: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Corinthians reencontra o Liverpool-URU após quase três meses; relembre o último confronto
Eliminação na Copa do Brasil acaba com maior série invicta do Corinthians Futsal com Deividy Hadson