- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
O Corinthians é referência e conta com uma das melhores categorias de base do Brasil. Prova disso é que, além de ser o maior vencedor da Copa São Paulo, com dez títulos, o Timão é o segundo clube que mais formou jogadores da atual Seleção Brasileira, de acordo com levantamento da ESPN.
Três jogadores que são “figurinhas carimbadas” nas convocações do técnico Tite foram formados nas categorias de base do Corinthians: o goleiro Weverton, atualmente no Palmeiras, o zagueiro Marquinhos, do Paris Saint-Germain-FRA, e o meio-campista Éverton Ribeiro, hoje no Flamengo.
No ranking de clubes formadores, o Corinthians só perde para o São Paulo. Atualmente, a Seleção Brasileira conta com quatro atletas que surgiram em Cotia, nas categorias de base do Tricolor. São eles: o goleiro Ederson, do Manchester City-ING, o zagueiro Éder Militão, do Real Madrid-ESP, o volante Casemiro e o atacante Antony, ambos do Manchester United-ING.
Na terceira colocação do ranking, três clubes aparecem com dois jogadores: Internacional, com o goleiro Alisson e o volante Fred, América-MG, com o lateral-direito Danilo e o atacante Richarlison, Flamengo, com o meio-campista Lucas Paquetá e o atacante Vinícius Júnior, e Santos, com os atacantes Neymar e Rodrygo – veja a lista completa abaixo.
Weverton, Marquinhos e Éverton Ribeiro foram formados na base do Corinthians, mas pouco foram aproveitados pelo clube. O goleiro sequer chegou a atuar profissionalmente com a camisa alvinegra, enquanto o zagueiro entrou em campo somente 14 vezes. Já o meio-campista, que iniciou sua carreira como lateral-esquerdo, disputou apenas 18 jogos pelo Timão.
De acordo com o critério utilizado pela ESPN, se um jogador passou por mais de um clube nas categorias de base, o “time revelador” foi considerado aquele pelo qual o atleta realizou sua estreia como profissional. É o caso, por exemplo, de Neymar, que atuou na Portuguesa Santista quando tinha entre seis e 11 anos de idade, mas disputou o primeiro jogo como profissional pelo Santos.
Veja o ranking de clubes que mais formaram jogadores para a atual Seleção Brasileira:
Quatro jogadores: São Paulo (Ederson, Éder Militão, Casemiro e Antony);
Três jogadores: Corinthians (Weverton, Marquinhos e Éverton Ribeiro);
Dois jogadores: Internacional (Alisson e Fred), América-MG (Danilo e Richarlison), Flamengo (Lucas Paquetá e Vinícius Júnior) e Santos (Neymar e Rodrygo);
Um jogador: RS Futebol (Thiago Silva), Athletico-PR (Renan Lodi), Juventude (Alex Telles), PRS FC (Ibañez), Atlético-MG (Bremer), Paulínia (Fabinho), Audax-SP (Bruno Guimarães), Figueirense (Roberto Firmino), Avaí (Raphinha), Coritiba (Matheus Cunha) e Fluminense (Pedro).
Veja mais:
Neto revela conversa com Vítor Pereira sobre futuro no Corinthians e decisão da Copa do Brasil
CBF divulga calendário da temporada 2023 com pausa em Datas FIFA