No clássico contra o São Paulo, disputado na tarde deste domingo, 14, a torcida do Corinthians entoou cânticos homofóbicos nas arquibancadas da Neo Química Arena. O ato gerou paralisação da partida e foi relatado na súmula, podendo gerar sanções ao clube a depender de julgamentos.
“O Corinthians volta a repudiar veementemente os cantos homofóbicos relatados na súmula do jogo deste domingo (14/5). Como sempre, o clube alerta continuamente sua torcida, por meio de suas redes sociais e do sistema de som e de telões da Neo Química Arena, com esclarecimentos aos torcedores quanto a ilegalidade dessas condutas. E mais uma vez insistimos com nossa Fiel Torcida para que cessem com atos como esses em nossa arena”, emitiu o clube após a divulgação da súmula.
Os telões da Neo Química Arena até exibiram uma mensagem pedindo para que a torcida parasse de entoar os cânticos, como normalmente faz antes dos jogos. “É proibido emitir cantos discriminatórios, racistas, homofóbicos ou xenófobos” foi a mensagem transmitida no estádio.
Por conta do caso ter sido oficializado no documento redigido pela arbitragem, o Corinthians deve ser denunciado ao Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A data de julgamento, contudo, ainda não foi determinada.
De acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), a pena para esse tipo de infração é de “perda do número de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e, na reincidência, com a perda do dobro do número de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição”, além de multa de R$ 100 a R$ 100 mil.
Em caso da perca de três pontos, o Corinthians entraria ainda mais na zona de rebaixamento. Com o empate no clássico e vitória do Goiás sobre o Botafogo, o Time do Povo passou a ocupar a 17ª posição da tabela, a primeira do Z4. Em caso de perda dos pontos, cairia para 18º, com a mesma pontuação do Coritiba.
Veja mais:
Fausto Vera oscila e tem pior nota entre jogadores do Corinthians no Majestoso
Restando quatro rodadas, Corinthians garante vaga no mata-mata do Brasileirão Feminino
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados