- Por Vitor Revez Guedes / Redação da Central do Timão
No dia 18 de março, a CBF atualizou a lista de clubes que possuem o Certificado de Clube Formador (CCF). Equipes tradicionais do futebol brasileiro, como Corinthians e Vasco não apareceram na lista.
O documento é um catálogo das equipes especializadas na formação de jogadores, que permite à entidade requerer indenização pela formação de atletas.
Sem o certificado, os dois clubes não podem registrar contratos de formação com atletas até o momento. Os clubes poderão firmar vinculo com novos jogadores, porém, com a pendência, a regularização do contrato de formação se torna obrigatório.
Segundo o GE, a equipe carioca não está na lista por pendência na renovação da certidão emitida pelo Corpo de Bombeiros, que passou a ser exigida após o acidente no Ninho do Urubu, que no início de 2019, vitimou 10 crianças.
No caso do Timão, o clube já está com o processo de validação do certificado em andamento, conforme apurado pela Redação da Central do Timão com o responsável pelo setor jurídico do Corinthians, Herói Vicente.
“Estamos em processo de renovação do certificado em curso, que está sendo conduzido pelo futebol de base. A validade do certificado é de um ou dois anos”, afirmou Heroi Vicente para a redação.
A CBF informou que o processo de reintegração à lista dos clubes com o CCF pode levar semanas.
Leia mais:
+Mancini avisa: ‘Vamos oxigenar, a equipe me assustou’
+Corinthians divulga balanço; dívida até 2020 é quase R$ 1 bilhão
+O Corinthians está classificado para a terceira fase da Copa do Brasil; e agora?