- Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão
Ainda em preparação para o mata-mata, o Corinthians recebe o Ituano, em duelo que acontece no domingo (11), às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena. Válido pelas quartas de final do Paulistão, será a 12ª vez que o Timão chega nessa fase do torneio, sendo o terceiro clube do estado com mais disputas.
As quartas de final do Paulistão aconteceram em 2003, de forma isolada, mas foram implementadas em 2011, quando a FPF decidiu mudar o formato do torneio. Contando tudo, o Corinthians se classificou para a fase de mata 13 vezes, contando a de 2023. Com esse número, a equipe alvinegra só fica atrás de Palmeiras e São Paulo no ranking, que possuem 14 classificações.
A única vez que o Corinthians não se classificou para o mata-mata do Paulistão foi em 2014, quando o comandante da equipe era Mano Menezes. Naquele ano, o Timão ficou no terceiro lugar do grupo, onde só se classificavam dois. Botafogo-SP e Ituano se classificaram para a fase final.
Por outro lado, mesmo tendo uma ida às quartas a menos, o Corinthians é o clube que mais venceu partidas nesta fase, superando todos os outros. Ao todo, são 11 vitórias e apenas uma derrota, que aconteceu em 2012, contra Ponte Preta. Na ocasião, o clube campineiro venceu o Timão por 3 x 2, em pleno Pacaembu.
São Paulo e Palmeiras, que mais se classificaram, venceram apenas dez vezes nesta fase.
Agora no mata-mata, o Corinthians tentará manter o número de clube que mais chegou à semifinal no novo formato. Caso se classifique, enfrentará São Paulo ou Água Santa na fase seguinte, decidindo uma vaga na final.
Confira o ranking de clubes que mais foram às quartas de final do Paulistão:
1º Palmeiras: 14 vezes
1º São Paulo: 14 vezes
3º Corinthians: 13 vezes
4º Santos: 10 vezes
5º RB Bragantino: 7 vezes
5º Ponte Preta: 7 vezes
7º Botafogo: 6 vezes
8º Ituano: 4 vezes
8º Guarani: 4 vezes
9º São Bernardo: 3 vezes
9º Mirassol: 3 vezes
9º Novorizontino: 3 vezes
9º Red Bull Brasil: 3 vezes
Veja mais:
Corinthians conhece detalhes do Paulistão Feminino 2023, que terá premiação recorde
Corinthians anuncia acordo de patrocínio com a UniCesumar; saiba detalhes