A Federação Internacional de Futebol Associado, ou FIFA, fez um relatório que enumera as transferências que aconteceram no futebol mundial no ano de 2022. A lista, contudo, não elenca apenas os jogadores que foram negociados. Jogadores que deixam o clube após o fim do contrato também foram considerados no levantamento.
Como de costume, por sua tradição, o Brasil é o país que mais exportou jogadores para outros países e continentes, com brasileiros figurando no ranking de contratações mais caras, como Antony, Casemiro e Raphinha. No caminho contrário, em quesito de importação, o país fica em segundo.
Na lista divulgada pela FIFA, o Corinthians aparece na terceira colocação, junto do Bahia dos clubes que mais tiveram seus jogadores “exportados”, com 21 atletas. Acima do Timão, apenas Palmeiras e Flamengo possuem mais, com 22 e 26, respectivamente. Englobando a América do Sul, apenas o Independiente Medellín ultrapassa o Time do Povo, com 23 exportações.
Outros clubes brasileiros que aparecem no top-10 são Grêmio-RS, Internacional e Grêmio Anápolis-GO.
Entre os nomes mais badalados que deixaram o Corinthians em 2022, partindo em direção a outro país, estão Gustavo Mantuan e Ivan, que foram para o Zenit, João Victor, para o Benfica, Willian, para o Fulham, além de Gabriel Pereira, para o New York City, e Éderson, para a Salernitana.
Já em 2023, o Corinthians já teve dois jogadores que saíram do clube e partiram rumo à Europa. Alemão, zagueiro, foi para o Portimonense-POR, enquanto Riquelme, volante, foi para o Dunaiská Streda, da Eslováquia.
Confira o top-10 elencado pela FIFA:
Veja mais:
Briga entre torcedores do Corinthians e Palmeiras deixa diversos feridos
Corinthians oficializa renovação de Murillo, zagueiro recém-promovido ao profissional
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados