- Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão
O Corinthians terminou o Campeonato Brasileiro na quarta colocação, ficando atrás apenas de Palmeiras, Internacional e Fluminense. Porém, no ranking de finalizações, o Timão ficou abaixo de quase todos os times da competição, com a 19ª colocação neste ranking. O levantamento foi feito pela equipe do Espião Estatístico, do GE.
Com uma média de 10.9 finalizações por jogo, o Corinthians ficou acima apenas no Goiás nesse levantamento, que teve em média 10.4 chutes por jogo. No total, foram 413 chutes em direção ao gol, precisando de 9.8 chutes para um gol ser feito, levando em conta o total de gols marcados pelo Timão (sem contar gol contra) e o número de finalizações feitas.
Mesmo sendo o vice-lanterna no quesito finalizações, um jogador do Corinthians aparece no top 10 de jogadores que mais chutaram a gol no campeonato. Róger Guedes, que foi o artilheiro da equipe na competição, finalizou 83 vezes, contando chutes com a bola rolando (63), faltas (19) e pênaltis (1), sendo o nono jogador que mais finalizou.
O Corinthians, inclusive, foi o time mais eficiente no quesito grandes chances criadas, convertendo 51% de todas que teve, o que explica o baixo número de finalizações não ter influenciado tanto na tabela de classificação geral. Times como Fluminense, Internacional e Palmeiras tiveram mais finalizações, mas foram menos efetivos.
Veja mais:
Corinthians tem a melhor marca de público em um ano desde a inauguração da Neo Química Arena
Corinthians é a equipe que mais converteu grandes chances criadas em gols no Brasileirão 2022
Tiago Nunes é anunciado por time sul-americano e pode ser adversário do Corinthians na Libertadores