O Corinthians é o clube da Série A do Brasileirão que mais sofreu com desfalques por lesões durante a temporada de 2022. De acordo com levantamento do Espião Estatístico, da Globo, o Timão já registrou 56 casos médicos diferentes ao longo do ano, sendo o de Paulinho, que rompeu o ligamento do joelho esquerdo, o mais grave.
Pela gravidade da lesão, Paulinho é o jogador do Corinthians que perdeu mais jogos por algum problema físico nesta temporada. Ao todo, o volante não esteve à disposição de Vítor Pereira em 37 jogos. Ele rompeu o ligamento do joelho no início de maio, contra o Fortaleza, no primeiro turno do Brasileirão, e não voltou a atuar desde então.
Outra contratação do Corinthians para 2022 que vem sofrendo com contusões é Maycon. Formado nas categorias de base do clube, o meio-campista teve uma lesão no músculo adutor da coxa direita entre junho e junho. Quando retornou, fraturou o segundo dedo do pé esquerdo no jogo de ida das quartas de final da Libertadores, contra o Flamengo, e não entra em campo desde então. Ele está em fase final de recuperação.
O segundo clube que mais sofreu com baixas por lesões neste ano foi o Botafogo, com 55 casos médicos, um a menos em relação ao Corinthians. Por outro lado, enquanto o Timão teve apenas o caso de Paulinho com necessidade de cirurgia, o time carioca já registrou 12 procedimentos em seus jogadores em 2022.
Para efeito de comparação, os três clubes da Série A que menos sofreram com baixas por contusões de seus atletas foram, respectivamente, Atlético-GO, Cuiabá e Palmeiras. O Dragão registou apenas 20 casos médicos, enquanto os dois últimos tiveram 22 – veja o ranking completo abaixo.
Vale destacar que o levantamento do Espião Estatístico desconsiderou atletas poupados por desgaste físico, casos de Covid-19 e problemas fisiológicos. Para entrar no ranking, o jogador precisou desfalcar e não ser relacionado por seu clube em pelo menos um jogo devido à lesão em questão.
É importante destacar que, apesar das diversas lesões ao longo do ano, o Corinthians vem fazendo temporada consistente sob o comando de Vítor Pereira, que conduziu a equipe até as quartas de final da Libertadores e a final da Copa do Brasil. O Timão também é o atual quarto colocado do Brasileirão, e passou todo o campeonato brigando na parte de cima da tabela.
Veja o ranking de clubes da Série A com mais baixas por lesões em 2022, de acordo com o Espião Estatístico:
1º – Corinthians: 56 casos;
2º – Botafogo: 55;
3º – Juventude: 52;
4º – Avaí: 48;
5º – Goiás: 46;
6º – Coritiba: 42;
7º – Internacional e América-MG: 40;
9º – Ceará: 39;
10º – São Paulo: 37;
11º – Red Bull Bragantino: 35;
12º – Fluminense: 33;
13º – Athletico-PR: 30;
14º – Santos: 28;
15º – Atlético-MG: 27;
16º – Fortaleza: 26;
17º – Flamengo: 24;
18º – Palmeiras e Cuiabá: 22;
20º – Atlético-GO: 20.
Veja mais:
Onde assistir? Corinthians recebe Cuiabá após vitória sofrida pelo Brasileirão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados