- Por Levi Natan / Redação da Central do Timão
Nesta terça-feira (2), Corinthians e Flamengo entram em campo às 21h30 (Brasília), na Neo Química Arena, em partida válida pela ida das quartas de final da Copa Libertadores. Será a quinta vez em que paulistas e cariocas se enfrentarão pela competição continental.
A primeira vez aconteceu em 1991, pela fase de grupos. Na ocasião, o Timão empatou com o Rubro-Negro por 1 x 1, em Cuiabá, Mato Grosso. Fabinho balançou as redes para o lado alvinegro enquanto o então jovem Marcelinho Carioca, com apenas 20 anos, marcou para o Flamengo.
Um mês depois, as equipes voltaram a se enfrentar. Desta vez, o Flamengo venceu por 2 x 0, no Pacaembu, com gols de Wilson Mano, contra e Gaúcho. A partida ficou conhecida como a “Noite das Garrafadas”. Isso porque o jogo terminou aos 38 minutos do segundo tempo, quando a torcida corinthiana começou a arremessar objetos no campo.
Quase duas décadas se passaram e Corinthians e Flamengo se reencontraram nas oitavas de final da Libertadores em 2010. O Timão vinha de boa campanha na fase de grupos com Ronaldo e companhia, e estava motivado motivado para vencer a competição, de forma inédita até então, no ano do seu centenário.
No entanto, o sonho acabou ficando para outro momento. O Coringão perdeu o primeiro jogo por 1 x 0, no Maracanã, em partida que contou com forte chuva e dificultou as condições do gramado. Na volta, embalado com um Pacaembu lotado, o Timão começou bem e abriu 2 x 0 no placar apenas no primeiro tempo, com David, contra, e Ronaldo.
Na etapa final, Vagner Love marcou aos quatro minutos, empatou o placar agregado por 2 x 2, e garantiu a classificação ao Rubro-Negro por conta da regra do gol fora de casa, que era válida naquela edição.
Veja mais:
Árbitro argentino de jogo contra o Flamengo apitou vitória do Corinthians na Libertadores de 2012
Com colaboração do Corinthians, Brasileirão atinge recorde histórico de jogadores estrangeiros
Onde assistir? Corinthians e Flamengo se enfrentam em busca de uma vaga na semifinal da Libertadores