Corinthians e Ferroviária fazem 30º clássico no futebol feminino na história; veja retrospecto

  • Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão

Um dos jogos com maior rivalidade no futebol feminino brasileiro, Corinthians e Ferroviária se enfrentarão pela 30ª vez na história nesta segunda-feira, às 20h (de Brasília), na Fonte Luminosa, pela quarta rodada do Brasileirão da modalidade. E as Brabas ostentam um retrospecto mais do que favorável contra as Guerreiras Grenás.

Ao longo dos 29 jogos disputados contra a Ferroviária no futebol feminino, o Corinthians acumula uma impressionante marca de 23 vitórias e 70 gols marcados, além de apenas cinco empates. O clube de Araraquara, por sua vez, venceu as Brabas somente uma vez na história, na primeira fase do Paulistão de 2022, e marcou 16 gols.

Gabi Zanotti celebra gol contra a Ferroviária no Paulistão de 2021. Foto: Celio Messias/Ag. Corinthians.

E a única vitória grená contra o Corinthians aconteceu em um jogo onde o treinador alvinegro, Arthur Elias, decidiu escalar uma equipe bastante modificada em meio a jogos decisivos no Brasileirão. Em 24 de agosto de 2022, as Brabas entraram em campo no Estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes, praticamente com o time inteiro sub-20, com nomes como Lívia, Bell, Amanda Vital, Gabi Medeiros, Julia Brito e Carioca.

Além das 23 vitórias, o Corinthians acumula títulos expressivos conquistados em finais contra a Ferroviária, como a Libertadores de 2019 e o Paulistão de 2020. Na competição continental, as Brabas bateram as rivais por 2 x 0 no Estádio Olímpico Atahualpa, no Equador, com gols de Crivelari e Juliete. Já no torneio estadual, um placar agregado de 8 x 1 a favor das comandadas de Arthur Elias.

Por outro lado, o Corinthians também foi vice-campeão em final contra a Ferroviária, algo que alimentou ainda mais a rivalidade do duelo. Isso aconteceu no Brasileirão de 2019, quando as equipes empataram por 0 x 0 e 1 x 1 nos dois jogos da decisão e definiram o campeão nacional nos pênaltis. A Locomotiva venceu por 4 x 2 nas penalidades e ficou com a taça pela segunda vez na história.

Corinthians e Ferroviária, agora, decidirão a liderança do Brasileirão Feminino de 2023. Neste momento, a ponta pertence ao Palmeiras, que venceu seu jogo na quarta rodada. Quem vencer o clássico desta segunda-feira, na Fonte Luminosa, será líder isolado do campeonato nacional. Os dois clubes têm 100% de aproveitamento na competição.

Veja mais:

Matheus Araújo destaca importância de ‘mental forte’ para a sequência da temporada do Corinthians

Yuri Alberto encerra jejum de 1.310 dias sem jogador do Corinthians na Seleção Brasileira

Seleção Brasileira convoca atacante do Corinthians para amistoso após corte de Richarlison

Notícias do Corinthians

Rolar para cima