O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) absolveu por unanimidade, nesta terça-feira (9), o Corinthians e um dos auxiliares de Vítor Pereira, Luís Miguel. O clube e o português foram denunciados por conta de uma confusão com o árbitro Flávio Rodrigues de Souza no empate por 0 x 0 com o Santos, em 25 de junho, na Neo Química Arena. A decisão cabe recurso.
Luís Miguel foi denunciado no STJD por “desrespeitar a equipe de arbitragem”. Aos 37 minutos do segundo tempo do clássico, segundo mencionado na súmula da partida, o auxiliar corinthiano “discordou e desrespeitou as decisões (de Flávio Rodrigues de Souza) dando murros no banco de reservas”. O árbitro citou ainda que o português precisou ser retirado por membros da comissão técnica do Corinthians.
Já o Corinthians foi denunciado no artigo 258-D do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), como responsável pela conduta de Luís Miguel. Em sessão, a Procuradoria sustentou a denúncia. Discordando, a defesa alvinegra justificou a prova de vídeo apresentada e o pedido de absolvição dos denunciados.
“Conhecemos bem esse artigo. O inciso segundo fala em desrespeitar a equipe de arbitragem ou desrespeitar as suas decisões. Apenas um esclarecimento, esse vídeo foi juntado para mostrar que o árbitro estava, no mínimo, distante 100 metros do fato e fica evidente que quem passou a informação foi o quarto árbitro. O árbitro se desloca da área do gol, vem até a beira do gramado e apresenta o cartão”, declarou o advogado João Zanforlin.
“Não há fato típico e a norma é clara. Se ele deu murro no banco poderia ser por descontentamento com algum atleta, pelo goleiro. Não existe fato típico, ele é primário, já cumpriu a automática e o pedido é que seja absolvido (…) Aqui sabemos quem cometeu a conduta denunciada e não cabe denúncia ao clube. Pedimos a absolvição do Corinthians e entendemos inapropriada a denúncia contra o clube”, complementou.
O auditor Yuri Engel concordou com a tese do advogado e proferiu seu voto. Entendendo que o ato não constitui desrespeito contra o árbitro, os auditores Carlos Eduardo Cardoso, Washington Oliveira, Marcelo Vieira e o presidente Felipe Silva acompanharam o relator na absolvição do auxiliar Luís Miguel e do Corinthians.
Veja mais:
De olho neles! Saiba quem são os destaques do Flamengo, adversário do Corinthians, na Libertadores
Torcedores do Corinthians fazem promessas em caso de classificação no Maracanã
Provável titular contra o Flamengo, Willian completa 34 anos com futuro indefinido no Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados