Corinthians domina, vence Pinda com time alternativo e se reabilita no Paulistão Feminino

  • Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão

O Corinthians Feminino voltou a campo nesta quinta-feira, cinco dias após golear o Palmeiras por 4 x 0 e se classificar à final do Brasileirão. Nesta tarde, no Estádio Municipal Carlos Ferracini, em Caieiras, as Brabas venceram o lanterna Pinda, por 2 x 0, com gols de Bianca Gomes e Grazi, e voltaram a vencer no Paulistão após duas derrotas seguidas.

Com o resultado, o Corinthians chega a nove pontos em cinco jogos, e assume provisoriamente a terceira colocação. As Brabas entraram na quinta rodada do Paulistão Feminino ocupando a sétima posição na tabela. Agora, com a vitória sobre o Pinda, o Timão precisa torcer por um tropeço do Palmeiras contra o São José e por um empate entre Ferroviária e São Paulo para seguir no G-4.

Bianca Gomes comemora gol sobre o Pinda. Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians.

Para visitar o Pinda, o técnico Arthur Elias decidiu manter a estratégia de utilizar um time alternativo no Paulistão, de olho na disputa do Brasileirão, e seguiu dando oportunidades para jogadoras das categorias de base, como Lívia e Julia Brito. O Corinthians, portanto, entrou em campo com Paty; Lívia, Mariza, Diany e Juliete; Grazi, Julia Brito e Paulinha; Mylena, Miriã e Bianca Gomes.

Primeiro tempo

O Corinthians dominou todo o primeiro tempo e quase não sofreu sustos. Logo no início do jogo, a equipe se mostrou confortável e começou a trocar passes, buscando construir a maioria de suas jogadas pela direita.

Foi por esse lado em que dois bons lances surgiram com Miriã. Na primeira, a atacante recebeu em profundidade e cruzou na cabeça de Bianca Gomes, que finalizou para fora. Depois, a camisa 15 cruzou para Juliete cabecear e errar o alvo.

Primeiro gol do Corinthians: a pressão alvinegra deu resultado efetivo aos 16 minutos. O Corinthians saiu em velocidade, Miriã roubou a bola na entrada da área e rolou para Bianca Gomes completar para o fundo das redes, abrindo o placar em Caieiras ainda na primeira metade da etapa inicial.

Pouco depois do gol corinthiano, o Pinda teve sua única boa chance no primeiro tempo. Danubia foi lançada em velocidade e conseguiu a finalização na entrada da área, mas parou em Paty, que saiu do gol e fez a defesa com os pés. O Corinthians não se intimidou com o lance adversário e respondeu com Mariza, que mandou no travessão da goleira Thalya.

Já na reta final do primeiro tempo, o Corinthians exigiu defesa em dois tempos de Thalya após cobrança de falta de Bianca Gomes. Minutos depois, Mariza bateu e Grazi subiu alto para cabecear e mandar pela linha de fundo. Sem mais sustos, o placar foi para o intervalo com a vitória parcial de 1 x 0 para as Brabas.

Grazi comemora gol sobre o Pinda. Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians.

Segundo tempo

Para o segundo tempo, o técnico Arthur Elias promoveu uma estreia na equipe profissional: a atacante Stefanie, de apenas 16 anos, substituiu a volante Julia Brito, de 17. Foi a única alteração do Corinthians no intervalo.

Segundo gol do Corinthians: o placar não demorou para ser ampliado. Logo na primeira chegada das Brabas, Diany jogou para dentro da área e encontrou Grazi. A veterana, de 41 anos, dominou girando e bateu no canto de Thalya, marcando um bonito gol em Caieiras.

Mesmo com uma vantagem confortável, o Timão seguiu pressionando e logo voltou a finalizar com Paulinha. A lateral-direita chutou de fora da área, porém a marcação travou. Já com cerca de dez minutos, Lívia sofreu um choque de cabeça com Bruna. Após atendimento médico, a corinthiana seguiu em campo, mas a adversária teve de deixar o gramado.

Após a bola voltar a rolar, Mariza acionou Mylena dentro da área. A atacante ficou em boas condições de finalizar, cara a cara com Thalya, mas bateu fraco e a goleira adversária defendeu. Pouco depois, em falha da defesa do Pinda, Diany tocou para Miriã, que chutou alto para defesa da arqueira. Na sequência do lance, a atacante finalizou e viu o arremate explodir no travessão.

Logo depois, o técnico Arthur Elias colocou mais duas jogadoras das categorias de base em campo: a meio-campista Sabrina Barbosa e a atacante Miracatu substituíram Lívia e Miriã.

Com pouco tempo em campo, Miracatu construiu boa jogada pelo meio e sofreu falta. Bianca Gomes cobrou com perigo, mas viu a bola sair por cima do gol. Já perto dos 30 minutos, o Corinthians fez mais duas mudanças, colocando mais duas crias de suas categorias de base em campo: Cabral e Gabi Medeiros entraram nas vagas de Bianca Gomes e Juliete. Pouco depois, a última alteração de Arthur Elias foi colocar Bell no lugar de Grazi.

Já nos acréscimos do segundo tempo, Miracatu recebeu cruzamento e Thalya saiu do gol para desviar. Gabi Medeiros ficou com a sobra e voltou a cruzar na área, porém mandou pela linha de fundo. Nos instantes finais, o Pinda chegou com Tati, que viu Paty avançada e chutou de longe, mas a goleira alvinegra pulou para afastar o perigo.

E agora?

Momentaneamente na terceira colocação do Paulistão Feminino, o Corinthians, agora, terá de focar na disputa do Brasileirão. Isso porque, neste domingo, às 11h (de Brasília), as Brabas visitam o Internacional, no Beira-Rio, pelo jogo de ida da final nacional.

Pelo Paulistão, o Timão volta a atuar na quarta-feira da próxima semana. O adversário será o Palmeiras, em Mogi das Cruzes, às 15h, pela sexta rodada do campeonato estadual.

Veja mais:

Vítor Pereira será primeiro técnico a atingir marca expressiva no Corinthians nos últimos três anos

Corinthians se classificou em 75% dos duelos de semifinais nacionais que disputou em sua história

Retrospecto: Corinthians está invicto contra o Flu pela Copa do Brasil, mas leva desvantagem no geral

Notícias do Corinthians

Rolar para cima