Novo reforço do Timão, Jonathan Cafu, deve ser anunciado pelo Clube nesta segunda (09). Já treinando no CT Joaquim Grava, o atacante de 29 anos foi aprovado nos exames médicos e deve ser integrado ao elenco nesta segunda. Também deve ser regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.
Atacante rápido, Cafu deve suprir a necessidade do time no ataque pelas beiradas do campo. O atacante já havia sido pedido por Tiago Nunes, mas somente agora se apresentou como boa oportunidade de mercado.
Mancini foi questionado sobre o jogador na coletiva de sábado (07), após o empate por 1×1 com o Atlético-GO, mas não quis entrar em detalhes.
“Sobre o Jonathan Cafu, acho um pouco cedo para que eu fale alguma coisa, a partir do momento em que o atleta não foi anunciado. Com calma, a gente vai chegar lá, o importante agora é tentar melhorar todos os atletas do elenco“, disse.
O Corinthians não terá que pagar pelos direitos de Jonathan Cafu. Para chegar livre no Timão, Cafu rescindiu seu vínculo com o Bordeaux/FRA, e o Al-Hazm, da Arábia Saudita, onde estava emprestado até maio de 2021. No Corinthians, assinará contrato até 2023. O Timão será dono de 70% dos direitos.
Após se destacar na Ponte Preta, Jonathan Cafú foi contratado pelo São Paulo e depois vendido ao Ludogorets, da Bulgária. Também passou pelo Estrela Vermelha, antes de chegar ao Bordeaux e ser repassado ao Al-Hazm.
Formado nas categorias de base do Rio Claro, mas revelado no Desportivo Brasil, Jonathan Cafu ainda passou por Boa Vista, do Rio de Janeiro, além do XV de Piracicaba e do Capivariano, até chegar à Ponte Preta, em 2014, onde foi um dos principais atletas do elenco na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Naquela edição, a Ponte terminou como vice-campeã e conquistou o acesso para a elite. Jonathan Cafú entrou em campo em 32 das 38 rodadas e marcou seis gols.
Contratado pelo São Paulo, por R$ 3 milhões por 50% dos seus direitos, em janeiro de 2015, entretanto, as atuações não chegaram a empolgar. Jonathan Cafu ficou sete meses e disputou 12 partidas pela equipe do Morumbi, sendo apenas duas delas como titular, e marcou apenas um gol.
Apesar dos números, o atacante chamou atenção do Ludogorets, da Bulgária, que o contratou por cerca de 3 milhões de euros ainda em julho.
Pelo time búlgaro, Cafu marcou nove gols em 27 jogos na primeira temporada e 14 gols em 45 partidas na segunda temporada. Disputou a Liga dos Campeões e se destacou ao anotar dois gols e dar duas assistências em seis duelos da fase de grupos. Contra o Arsenal, na derrota do Ludogorets por 3×2, Cafu marcou um dos gols e deu o passe para o outro.
Foi contratado pelo Bordeaux, onde não teve destaque. Fora apenas dois gols e duas assistências em 24 partidas na equipe francesa.
Acabou emprestado para o Estrela Vermelha, da Sérvia, na última temporada. Em 2019, ao retornar ao time francês, fez apenas três jogos e, em janeiro de 2020 foi emprestado ao Al-Hazm, da Arábia Saudita, onde atuava antes de vir para o Corinthians.
No clube saudita fez marcou dois gols em 13 jogos.
Jonathan Cafu chega ao Corinthians para atuar pelos lados do campo, tanto na direita como na esquerda, explorando sua velocidade no ataque, jogadas de linha de fundo. Atualmente, as opções do técnico Vagner Mancini são: Léo Natel, Gustavo Silva e Everaldo, mas Ramiro e Rómulo Otero também podem atuar abertos.
Veja lances defensivos e ofensivos de Jonathan Cafu:
CONFIRA NÚMEROS RECENTES DO JOGADOR (levantamento feito pelo “Sccp Scouts”):
ÚLTIMO CLUBE – AL HAZM
15 jogos – 2 gols – 1 assistência
11 chances criadas
77% precisão de passe
37% disputas ganhas
23% desarmes bem sucedidos
36% cruzamento precisos
52 dribles bem sucedidos (média de 3,47 por jogo)
53% chutes no gol
ÚLTIMA TEMPORADA – AL HAZM + BOURDEAUX
19 jogos – 2 gols – 1 assistência
12 chances criadas
78% precisão de passe
37% disputas ganhas
21% desarmes bem sucedidos
Não atua mais de 20 partidas em uma temporada desde 2017/18.
Fonte de dados e vídeo: Twitter @sccpsocuts
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados