Neste domingo, 13 de dezembro de 2020, o Corinthians recebe o São Paulo em clássico válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Neo Química Arena, a partir das 18h15. O jogo será a primeira partida no estádio após a mudança de nome, sacramentada com a compra dos direitos pela empresa Hypera Pharma.
A arena do Corinthians traz um verdadeiro tabu para os são paulinos, que nunca venceram o Timão em sua casa inaugurada em 2014. De lá para cá foram 12 jogos: nove vitórias do Corinthians e três empates. Ao todo, o Alvinegro marcou 25 gols e sofreu apenas 10. O rival é o único dos quatro grandes do estado que ainda não derrotou o Corinthians na Neo Química Arena.
Assim, jogar contra o Tricolor na Arena chegou a ser motivo de ‘alívio’ para a Fiel Torcida, entendendo a força do Timão em casa. Porém, no ano de 2020, o confronto preocupa mais, visto que as equipes vivem momentos bem distintos e o Corinthians não parece mais aproveitar o gramado de seu estádio.
O Corinthians vem tendo muita dificuldade para jogar em casa, sobretudo após a mudança do nome do estádio para Neo Química Arena. Desde o anúncio oficial feito em 1º de setembro, foram 10 jogos: duas vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Antes da venda em 2020, ainda enquanto Arena Corinthians, foram seis vitórias, quatro empates e uma derrota em 11 jogos. Ao todo, na temporada, os números são: 21 jogos, oito vitórias, oito empates e cinco derrotas.
O Alvinegro, que não está acostumado a ter um aproveitamento baixo dentro de casa, registra o pior ano da história da Arena em termos de rendimento. Na temporada passada, por exemplo, o Corinthians venceu 19 dos 38 jogos disputados na Neo Química Arena, com 13 empates e seis derrotas. Já em 2020, o time já está perto de alcançar o número de resultados negativos, ainda com 17 jogos a menos.
Em 2015, um dos ‘anos de ouro’ do estádio, o Timão venceu nada menos que 26 dos 35 jogos disputados na então Arena Corinthians, com seis empates e apenas três derrotas. Ao todo, marcou 74 gols e sofreu 21, apresentando um desempenho louvável enquanto mandante; bem diferente da atual temporada.
Durante a maior parte do tempo desde a inauguração de seu novo estádio, o Corinthians sempre chegou como favoritaço para as vitórias. Porém, em 2020, a situação tem sido diferente, e com um aproveitamento bem abaixo, o Timão parou de fazer valer o fator casa nos jogos do Brasileirão e até de outros campeonatos.
E tal desconfiança no time de Wagner Mancini decai também nas casas de apostas, já que as grandes expoentes do mercado colocam o Tricolor como favorito para a vitória na casa do Timão, mesma situação presente em outros confrontos como frente ao Internacional e diante do Galo, equipes que também brigam na parte de cima da tabela do nacional.
Na imprensa especializada, o discurso é igual: o São Paulo de Fernando Diniz chega para derrotar o Corinthians pela primeira vez na Neo Química Arena. A equipe do Morumbi já acumula três vitórias seguidas e não perde no Brasileirão desde o dia 3 de setembro – mais de três meses de invencibilidade. Além disso, no primeiro turno, o Tricolor derrotou o Timão por 2×1, com gol marcado já no final da partida.
Sem dúvidas, além da instabilidade do time, outro motivo relevante para a queda nos jogos em casa é a ausência da torcida. Antes da parada pelo coronavírus, ainda em março de 2020, o Timão já havia realizado seis partidas no estádio: três vitórias, dois empates e uma derrota.
Na temporada 2019, mesmo longe das grandes atuações, o Timão registrou a segunda maior média de público do país, colocando mais de 30 mil pessoas no estádio por jogo. A falta do ‘empurrão’ da Fiel faz toda a diferença para um time tão relacionado a seus aficionados na arquibancada.
Apesar do cenário negativo e o impedimento de lotar a Neo Química Arena, a torcida do Corinthians se apoia na expectativa de fazer valer o tabu neste momento. Além disso, uma vitória sobre o rival – atual líder do Campeonato Brasileiro – pode dar a moral que o elenco corinthiano necessita para se colocar de vez na primeira metade da tabela.
Para isso, Vagner Mancini tem uma semana cheia de trabalho para recuperar os atletas e reintegrar nomes afastados. O principal desfalque é o centroavante Jô, suspenso devido à expulsão no último jogo contra o Fortaleza. Por outro lado, o zagueiro Jemerson, recuperado do Covid-19, pode fazer sua estreia com a camisa alvinegra.
Leia mais:
+ Camisa IV do Corinthians deve ser lançada neste fim de semana, especulam torcedores; entenda
+ Corinthians se posiciona contra racismo após jogo entre PSG e Basaksehir
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados