O Corinthians recebeu o São Bernardo na Neo Química Arena nesta quarta-feira (16), em jogo que teve início às 21h30 (Brasília) e foi válido pela sétima rodada do Paulistão, vindo de duas vitórias seguidas na competição, contra Ituano e Mirassol. O Timão não fez um bom primeiro tempo e foi para o intervalo com o placar zerado, mas Róger Guedes brilhou no segundo tempo, com dois gols, e ajudou a equipe a vencer por 3×0. Willian, de pênalti, marcou o último.
Sob o comando do interino Fernando Lázaro enquanto busca um substituto para Sylvinho, a equipe alvinegra não pôde contar com Gabriel Pereira, que testou positivo para Covid-19, Ruan Oliveira, que passa por revisão cirúrgica no joelho, e Robson Bambu, que ainda não foi inscrito. A escalação foi a seguinte: Cássio (C); Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Du Queiroz, Paulinho, Renato Augusto e Giuliano; Willian e Róger Guedes.
Já o Tigre do ABC, comandado por Márcio Zanardi, ex-treinador das categorias de base do Corinthians, foi a campo com os desfalques de Alex Alves e Gionnotti, que estão lesionados, Rodrigo Souza, que está suspenso, e Matheus Davó, que pertence ao Timão e não pôde atuar por força de contrato. Portanto, a escalação foi a seguinte: Júnior Oliveira; Cristovam, Joílson, Matheus Salustiano, Ligger e Igor Fernandes; Paulinho Moccelin, Léo Gomes e João Carlos; Vitinho e Silvinho.
Primeiro tempo
O Corinthians começou o jogo tocando a bola em sua defesa, com intuito de achar espaços para atacar o São Bernardo. A primeira tentativa aconteceu com João Victor que, aos dois minutos, lançou Paulinho no ataque, mas a bola foi muito forte e ficou com o goleiro.
Aos três minutos, Willian e Fábio Santos escorregaram pelo lado esquerdo e derrubaram Cristovam. O árbitro marcou falta para o Tigre, mas não deu cartão para nenhum corinthiano. Aos cinco, Fagner encontrou bom passe para Róger Guedes, que estava dentro da área pelo lado direito. O atacante, porém, não conseguiu dominar e viu a bola sair pela linha de fundo.
No lance seguinte, o adversário saiu para o ataque e cruzou bola na área de Cássio. O goleiro saiu do gol, perdeu o tempo da bola e ficou reclamando de falta, mas o árbitro Thiago Lourenço de Mattos não marcou e deu escanteio. Na cobrança, o Bernô finalizou, mas sem perigo.
Aos nove, Renato Augusto encontrou bom passe para Fagner pelo lado direito após boa trama na esquerda com Willian. O lateral-direito tentou tocar para Paulinho que estava de costas na área, mas a defesa rival interceptou o passe do camisa 23.
Até os 15 minutos, quando Willian sofreu falta pela esquerda que rendeu cartão amarelo para Paulinho Moccelin, o Timão ficou rondando a área adversária buscando espaços com movimentações de seus jogadores ofensivos. Na cobrança da infração, Renato Augusto cruzou, mas ninguém cabeceou. Aos 17, Du Queiroz fez excelente cruzamento para Paulinho, que cabeceou e viu Júnior Oliveira espalmar para escanteio.
Um minuto depois, Willian recebeu pela esquerda e cortou para o meio, finalizando para o gol. No meio do caminho, a bola encontrou a cabeça de Giuliano, que se encontrava em posição irregular. Por conta disto, o assistente marcou impedimento.
Aos 24 minutos, o São Bernardo chegou com cruzamento pelo lado esquerdo do ataque, que chegou em Moccelin. O jogador aurinegro finalizou para fora, mas ficou reclamando de desvio em Fábio Santos. O árbitro, porém, marcou tiro de meta.
No lance seguinte, o Corinthians partiu em contra-ataque e encontrou Willian em velocidade pela esquerda. O camisa 10 foi atropelado por Matheus Salustiano, que recebeu cartão amarelo. Renato Augusto cobrou a falta, mas nada aconteceu.
Aos 30 minutos, Fagner aproveitou sobra de bola no meio-campo após escanteio, e tocou para Du Queiroz. Pelo lado direito, o jovem volante cruzou na área, que estava congestionada. No bate-rebate, a bola acabou parando nos pés de Giuliano, que dominou e chutou, mas errou o alvo.
Três minutos depois, o Corinthians teve boa chance em ataque pela direita com Giuliano, que cruzou forte e rasteiro na área. Willian se esforçou e conseguiu pegar a bola pelo lado direito, recomeçando o jogo. O Timão girou a bola no meio-campo e viu ela chegar em Fagner, que arriscou de longe, mas não acertou o gol. Na sequência, o São Bernardo conseguiu finalizar de fora com perigo para Cássio. Porém, a bola saiu pela linha de fundo.
O clube do Parque São Jorge até pressionava o oponente, o que acabou de tornando o desenho deste primeiro tempo, mas encontrava dificuldade para incomodar o gol aurinegro. Aos 41 minutos, Renato Augusto disputou bola no meio-campo e acabou fazendo falta. O São Bernardo reclamou de cartão, mas o árbitro não deu.
O juiz Thiago Lourenço de Mattos optou por acrescentar mais um minuto nesta primeira etapa. Não houve tempo para maiores emoções.
Estatísticas do Corinthians no primeiro tempo (SofaScore): 71% de posse de bola, cinco finalizações (uma no gol, três para fora, uma travada), oito escanteios, um impedimento, três faltas, 345 passes (91% certos), 76% de precisão nas bolas longas, 16% de êxito nos cruzamentos, 25% de sucesso nos dribles, 61 perdas de posse de bola, 17 disputas de bola vencidas, quatro disputas aéreas vencidas, quatro desarmes, duas interceptações e quatro cortes.
Segundo tempo
O Corinthians começou o segundo tempo sem mudanças, e com a estratégia que terminou o primeiro: rondando a área em buscar de inaugurar o placar. Aos dois minutos, Du Queiroz finalizou de longe e viu Júnior Oliveira encaixar, sem perigo.
Com pouco menos de cinco minutos, Renato Augusto carregou a bola pelo meio e achou Paulinho pelo lado direito. O volante dominou e bateu bem, porém a bola ficou fácil com o goleiro rival.
Na sequência, a equipe médica precisou entrar em campo para atender o zagueiro Joílson, do Tigre, por uma entrada dura de Fábio Santos. O lateral-esquerdo foi advertido com cartão amarelo pelo lance.
Primeiro gol do Corinthians: aos nove minutos, Giuliano achou excelente passe pelo meio para Róger Guedes, que passava em profundidade. O atacante ficou cara a cara com o goleiro Júnior Oliveira e finalizou com estilo, de cavadinha, marcando um golaço para abrir o placar na Neo Química Arena.
Mesmo em vantagem, o Timão seguiu pressionando para aumentar o marcador. Aos 14 minutos, Willian sofreu falta na ponta-esquerda. O próprio camisa 10 cobrou direto para o gol, e viu Júnior Oliveira fazer boa defesa. A partir de cerca de 15 minutos, a equipe caiu um pouco de rendimento, talvez em função do cansaço pelo ritmo imposto até então.
Segundo gol do Corinthians: aos 23 minutos, Renato Augusto carregou pelo meio e encontrou Róger Guedes infiltrando na área pelo lado direito. O atacante dominou com calma, e bateu na saída de Júnior Oliveira para marcar seu segundo gol no jogo, o segundo do Timão.
No lance seguinte, a equipe da casa voltou a chegar com muito perigo. Fábio Santos recebeu pela esquerda e cruzou para Róger Guedes, que estava no meio da área entre os zagueiros. A bola tocou na mão do defensor aurinegro, e o árbitro marcou pênalti para o Corinthians.
Terceiro gol do Corinthians: aos 27, Willian bateu bem no lado direito e marcou seu primeiro gol em seu retorno ao Timão. O goleiro Júnior Oliveira até tocou na bola, mas não pôde evitar o terceiro do Corinthians em Itaquera.
Aos 29 minutos, Fernando Lázaro optou por substituir o lateral-direito Fagner por João Pedro, que fez sua estreia em 2022. Na sequência, Silvinho arriscou de longe para tentar diminuir o placar, mas a bola foi muito por cima. Em seguida, Cássio fez boa defesa com os pés após finalização de Igor Fernandes. Aos 31, Ravanelli arriscou de fora, mas o camisa 12 do Timão ficou facilmente com a bola.
Aos 34 minutos, Willian, Giuliano e Du Queiroz deixaram o campo para as entradas de Gustavo Mantuan, Luan e Victor Cantillo. Dois minutos depois, Róger Guedes deu lugar a Jô.
O Timão seguia pressionando o São Bernardo, querendo ampliar ainda mais o placar da Neo Química Arena. O árbitro Thiago Lourenço de Mattos acrescentou mais quatro minutos na segunda etapa.
Estatísticas gerais do Corinthians no confronto:
E agora?
Com o resultado positivo, o Corinthians chega a 13 pontos em seis jogos no Paulistão e se isola ainda mais na liderança do Grupo A da competição, além de igualar a pontuação do Palmeiras, líder geral, mas ficar atrás nos critérios de desempate. O próximo compromisso será neste sábado (19), às 18h30 (Brasília), em Ribeirão Preto, contra o Botafogo-SP.
Veja mais:
Ex-capitão do Corinthians provoca Palmeiras por perda do Mundial: “Nós temos”
Goleira do Corinthians, Lelê entra no segundo tempo e é importante em empate entre Brasil e Holanda
Corinthians recebe quantia da FPF, que distribui mais de R$ 1 milhão para clubes de São Paulo
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados