- Por Tatiana Carvalho / Redação da Central do Timão
Neste sábado (16), o Corinthians enfrenta o Ceará, em jogo que terá início às 21h (de Brasília), na Arena Castelão, e será válido pela 17ª rodada do Brasileirão, correndo o risco de perder três jogadores para o confronto contra o Coritiba, na próxima quarta-feira (20), às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena.
O zagueiro Raul Gustavo, o lateral-direito Rafael Ramos e o volante Du Queiroz estão com dois cartões amarelos acumulados na competição. Portanto, se forem advertidos nesta noite, não estarão à disposição de Vítor Pereira para o próximo compromisso do campeonato nacional. O primeiro recebeu os cartões contra Botafogo e Cuiabá, enquanto o segundo foi contra Athletico e Flamengo, e o terceiro contra São Paulo e Cuiabá.
Além destes, outros 15 atletas têm um cartão amarelo cada. Vale lembrar que, para ser suspenso por um jogo, é necessário que o jogador tenha três cartões amarelos acumulados na competição ou um vermelho. São eles que possuem apenas uma advertência: os zagueiros Gil Bruno Méndez e Robert Renan, o lateral-direito Fagner, os laterais-esquerdo Lucas Piton, Bruno Melo e Fábio Santos, os meio-campistas Biro e Giuliano, o volante Xavier, e os atacantes Willian, Adson, Gustavo Mosquito, Giovane e Júnior Moraes.
Além dos atletas, o técnico Vítor Pereira, expulso contra o Flamengo no último domingo (10), não comandará o Timão nos dois próximos compromissos pelo Campeonato Brasileiro. Essa suspensão se deve pois, antes do cartão vermelho, ele recebeu o amarelo e já estaria suspenso automaticamente em uma partida. O treinador estava pendurado pelos cartões recebidos contra Fortaleza e Internacional, por reclamação, mesmo motivo pelo qual foi expulso de campo na partida contra a equipe rubro-negra.
Apesar disso, vale ressaltar que o Corinthians é a segunda equipe mais disciplinada do campeonato. Em 16 jogos disputados na atual edição, o time alvinegro foi advertido com 34 cartões amarelos e um vermelho. Para efeito de comparação, o Juventude é a equipe que mais acumula cartões, sendo 49 amarelos e seis vermelhos.
Veja também:
Último jogo entre Corinthians e Ceará ficou marcado por ‘Lei do ex’ nos minutos finais
Corinthians é superado pelo Praia Clube na LNF e conhece primeira derrota do ano em casa