Todos os 32 clubes que disputarão a fase de grupos da Libertadores já estão definidos. A terceira fase preliminar foi encerrada na noite da última quinta-feira, com as classificações do Cerro Porteño, do Paraguai, contra o Fortaleza, e do Sporting Cristal, do Peru, diante do Huracán, da Argentina. Agora, o Corinthians conhece seus possíveis adversários na competição continental.
Além de Cerro Porteño e Sporting Cristal, Independiente Medellín, da Colômbia, e Atlético-MG passaram da pré-Libertadores e estarão na fase de grupos. Os quatro, portanto, serão colocados no pote 4 do sorteio e poderão enfrentar o Corinthians na fase de grupos.
O Corinthians já sabia que iria para o pote 2 antes do início das fases preliminares. O Timão, assim, terá um clube do pote 1, um do pote 3 e um do pote 4 como adversários na fase de grupos – veja os integrantes de todos os potes abaixo.
Vale lembrar que o regulamento do sorteio não permite que clubes compatriotas caiam no mesmo grupo. Então, os comandados de Fernando Lázaro não poderão enfrentar Palmeiras, Flamengo, Athletico-PR, Fluminense e Internacional. A única exceção, neste caso, é o Atlético-MG, que veio das etapas prévias. O Fortaleza também seria um potencial adversário do Corinthians, mas foi eliminado precocemente.
O sorteio da fase de grupos da Libertadores está marcado para o dia 27 de março, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Os potes foram definidos de acordo com a colocação dos clubes no ranking da entidade, com exceção dos quatro classificados das fases preliminares.
A primeira rodada da fase de grupos da Libertadores está marcada para a primeira semana de abril. O Corinthians busca o bicampeonato continental, uma vez que conquistou o título inédito em 2012. Na última temporada, o Timão chegou às quartas de final e foi eliminado pelo Flamengo.
Veja os potes do sorteio da fase de grupos da Libertadores de 2023:
Pote 1: Flamengo (Brasil), River Plate (Argentina), Palmeiras (Brasil), Boca Juniors (Argentina), Nacional (Uruguai), Athletico-PR (Brasil), Independiente del Valle (Equador) e Olimpia (Paraguai);
Pote 2: Corinthians (Brasil), Libertad (Paraguai), Atlético Nacional (Colômbia), Internacional (Brasil), Barcelona (Equador), Racing (Argentina), Colo-Colo (Chile) e Fluminense (Brasil);
Pote 3: Bolívar (Bolívia), The Strongest (Bolívia), Melgar (Peru), Alianza Lima (Peru), Argentinos Juniors (Argentina), Metropolitanos (Venezuela), Aucas (Equador) e Monagas (Venezuela);
Pote 4: Liverpool (Uruguai), Deportivo Pereira (Colômbia), Ñublense (Chile), Patronato (Argentina), Atlético-MG (Brasil), Sporting Cristal (Peru), Cerro Porteño (Paraguai) e Independiente Medellín (Colômbia).
Veja mais:
Giovane celebra gol após quase um ano: “Estava esperando há muito tempo”
Tite apresenta queixa-crime contra ídolo do Corinthians
Reforço do Corinthians, lateral-esquerdo fala sobre emoção de assinar com o Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados