- Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
Nesta tarde (07), sob os olhares atentos do presidente Duílio Monteiro Alves, do auxiliar-técnico Anderson Batatais e o observador Alysson Marins, os garotos do Corinthians empataram em 1×1 com o Atlético-MG pela partida de ida da semifinal do Brasileirão Sub-20, na Fazendinha. O gol do Corinthians foi marcado por Cauê aos 10 minutos do primeiro tempo. Esse foi, também o oitavo gol do artilheiro na competição.
Após um primeiro tempo brilhante no toque de bola e armação de jogadas, mas pecando muito na finalização, o Corinthians acabou não repetindo a atuação no segundo tempo e após os 30 minutos recuou o time. O Atlético-MG pressionou na base do abafa e acabou empatando nos minutos finais, sem tempo para reação do Timãozinho.
O jogo começou bem tático, com o Corinthians tocando bola, e o Atlético jogando no contra-ataque. Aos três minutos, Vitinho cobrou escanteio fechado, porém o goleiro Jean fez o corte na primeira trave evitando um possível gol olímpico.
O Corinthians tocava a bola de pé em pé tentando se infiltrar na defesa do Galinho, até que aos 10 minutos, o lateral-direito Júlio cruzou para trás e Cauê finaliza, o goleiro rebateu e na sobra, a bola cai no pé do artilheiro Cauê que mandou para o fundo das redes, abrindo o placar para o Timãozinho.
Aos 14, o goleiro do Atlético erra na saída de bola que cai no peito de Vitinho, mas o arqueiro se recupera e faz boa defesa. Logo em seguida, Reginaldo recebe pelo lado esquerdo, cruza na área, a bola desvia na zaga, e quase sai o segundo gol do Corinthians.
O Timãozinho continuou pressionando em busca de levar maior vantagem para o jogo de volta. Aos 32 a primeira chegada do time atleticano ao gol do Corinthians. Em cobrança de falta, Guilherme Santos manda a bola na trave direita do Corinthians levando perigo.
O árbitro acrescentou mais nove minutos no primeiro tempo, para descontar duas grandes paradas na partida. Primeiro, o goleiro Jean, do Galo, se chocou com o camisa 9 do Corinthians e teve sangramento no nariz. Depois foi a vez de Alemão receber uma pancada no nariz e o jogo foi parado novamente. Mais tarde, o goleiro Jean tornou a receber atendimento.
Só deu Corinthians no primeiro tempo. Se lançou ao ataque tocando a bola de pé em pé, enquanto o Galinho se propôs a se aproveitar de contra-ataques. Só que o Corinthians não deu oportunidades, tomou conta do jogo. Júlio dominou a lateral-direita, Du Queiroz sempre posicionado próximo às jogadas dando apoio, a zaga muito bem postada quase não trabalhou. Reginaldo, como ala, fez boas jogadas pelo lado esquerdo. Vitinho se movimentou bem e, junto com Du, comandou o setor de criação.
Na volta do intervalo, o técnico Dyego Coelho sacou Lucas Pires, para entrada de Wendell. O jogo começou mais cauteloso, mas o ritmo foi o mesmo do primeiro tempo, com o Corinthians trocando passes tentando se aproximar da área do Galo.
O Atlético começou a apertar a saída de bola do Corinthians, que não conseguia ultrapassar a linha do meio de campo. Aos nove, é o Galo quem chega com boa finalização de Guilherme Santos, mas o goleiro Guilherme estava atento. Aos 11 o primeiro chute perigoso do Corinthians. Reginaldo cruzou fechado da esquerda e o goleiro do Atlético teve que se esticar pra evitar o segundo gol do Timãozinho.
Aos 20, Coelho tira Cauê e manda Anthony a campo. Aos 26 foi a vez do Galo levar perigo. A zaga do Timãozinho errou na saída da bola, o ataque mineiro recuperou e Guilherme Santos bateu forte. Mas a bola passou tirando tinta da trave do Timão. Dois minutos após, Vitinho cobrou escanteio fechado na primeira trave, e quase o zagueiro Alemão amplia o placar.
A partir dos 30 minutos, Coelho mexe novamente, tirando Leo Paraiso para entrada de Riquelme. O Atlético tentava encurralar o Corinthians, que mudou a proposta de jogo, se trancando e passando a jogar nos contra-ataques. O jogo caiu muito de qualidade, o Galo atacando de qualquer jeito e o Corinthians se defendendo.
Aos 40 nova mudança, sai o cérebro do time, Du, substituído por Matheus Araújo. Dois minutos depois, Kevin cobrou escanteio na área e o camisa 8 do Galo, Wesley, marca o gol, deixando tudo igual. Placar final 1×1.
A partida decisiva será na segunda-feira (11), no Sesc das Alterosas, em Belo Horizonte, às 15h. Caso dê empate, a decisão da vaga na final vai para os pênaltis.