O Corinthians volta a entrar em campo nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), contra o Fluminense, no Maracanã, em duelo válido pela ida da semifinal da Copa do Brasil. Buscando largar em vantagem por uma vaga na final, o Timão quer encerrar um tabu incômodo na temporada: o de ainda não ter vencido jogos mata-matas como visitante.
O confronto no Rio de Janeiro será a sétima partida eliminatória do Corinthians longe da Neo Química Arena em 2022. Até aqui, a equipe soma quatro derrotas e dois empates, com nove gols sofridos e apenas dois marcados. Por outro lado, o Timão eliminou quatro dos seis adversários enfrentados.
O primeiro mata-mata do Corinthians como visitante em 2022 foi contra o São Paulo, pela semifinal do Paulistão, em 27 de março. Os comandados de Vítor Pereira acabaram eliminados do torneio estadual após uma derrota por 2 x 1, no Morumbi – relembre todos os jogos abaixo.
Depois, o clube alvinegro voltou a disputar um confronto eliminatório fora de casa em 20 de abril, quando foi até Londrina para enfrentar a Portuguesa-RJ e acabou empatando por 1 x 1. Na volta, o Timão se classificou com uma vitória por 2 x 0 na Neo Química Arena, pela terceira fase da Copa do Brasil.
O duelo seguinte foi válido pelas oitavas de final da Libertadores. Na Bombonera, Corinthians e Boca Juniors-ARG repetiram o 0 x 0 da ida e levaram a decisão da vaga na quartas de final para os pênaltis, onde os brasileiros venceram por 6 x 5 e se classificaram de forma heroica. O jogo ficou marcado pelo fato de o técnico Vítor Pereira ter escalado uma equipe bem modificada, em função dos diversos desfalques no elenco.
Oito dias depois, o Corinthians foi até a Vila Belmiro para visitar o Santos, defendendo uma vantagem de 4 x 0 construída na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, na Neo Química Arena. Os corinthianos perderam por 1 x 0 na volta, com gol de Marcos Leonardo, mas se classificaram com o placar agregado de 4 x 1. O Clássico Alvinegro ficou marcado pela tentativa de agressão de um torcedor santista ao goleiro Cássio, após o fim do jogo.
O sorteio das quartas de final da Copa do Brasil colocou o Corinthians frente a frente com o Atlético-GO. O confronto de ida não teve boas lembranças para o torcedor corinthiano, uma vez que o time perdeu por 2 x 0 em Goiânia, com atuação aquém do esperado. No entanto, na volta, há uma semana, o Timão derrotou o Dragão por 4 x 1 e venceu por 4 x 3 no placar agregado, ficando com a vaga na semifinal.
Já o último duelo eliminatório disputado pelo Corinthians fora de casa nesta temporada foi contra o Flamengo, pelas quartas de final da Libertadores. Os comandados de Vítor Pereira perderam o primeiro jogo por 2 x 0, na Neo Química Arena, e foram para o Maracanã necessitando de uma vitória por pelo menos três gols de diferença para ficarem com a classificação. No entanto, a equipe acabou perdendo novamente, desta vez por 1 x 0, sendo desclassificada da competição continental.
Relembre todas as vezes em que o Corinthians foi visitante em mata-matas nesta temporada:
27/03/2022, Paulistão: São Paulo 2 x 1 Corinthians;
20/04/2022, Copa do Brasil: Portuguesa-RJ 1 x 1 Corinthians;
05/07/2022, Libertadores: Boca Juniors-ARG 0 (5 x 6) 0 Corinthians;
13/07/2022, Copa do Brasil: Santos 1 x 0 Corinthians;
27/07/2022, Copa do Brasil: Atlético-GO 2 x 0 Corinthians;
09/08/2022, Libertadores: Flamengo 1 x 0 Corinthians.
Veja mais:
Ídolo do Corinthians é vítima de fake news envolvendo Ismael Silva e dirigente do clube
Corinthians conquista primeira vitória na terceira fase do Paulistão Sub-20 contra o Guarani
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados