Na tarde deste domingo (21), o Corinthians confirmou a classificação para as semifinais do Brasileirão Sub-20 após vencer o América-MG nos pênaltis, na Fazendinha. Fora de seus domínios, o Timão derrotou o adversário mineiro no primeiro jogo por 2 x 0, mas perdeu pelo mesmo placar em casa.
Assim, em duelo marcado pela dificuldade corinthiana em dominar as ações do Coelho e criar jogadas ofensivas, a equipe comandada pelo técnico Danilo fez 4 x 2 nas penalidades máximas e avançou na competição.
Para a partida decisiva, o treinador e ídolo do Coringão escalou seu esquadrão titular com: Kauê; Leo Mana, João Pedro, Murillo e Vitor Meer; Zé Vitor, Matheus Araújo e Guilherme Biro; Kayke, Ryan e Arthur Souza.
Primeiro tempo
O jogo começou com o América-MG pressionando a saída de bola do Corinthians e tomando a iniciativa com a posse de bola. Assim, a primeira finalização da tarde veio dos pés do camisa 7 Renato, aos sete minutos, a qual não originou o gol.
Com isso, a equipe mineira, que até então dominava as ações mas encontrava problemas na criação, contou com a ajuda da zaga corinthiana para chegar ao seu primeiro gol. Isso porque, no minuto 26, o Timão se complicou em sua saída de jogo e viu Renato roubar a bola e superar o goleiro Kauê para abrir o placar na Fazendinha.
Então, o time de Danilo adotou nova postura e, aos 32, o lateral-direito Leo Mana recebeu passe de Guilherme Biro e chutou de perna esquerda, mas nas mãos do goleiro Cássio. Na sequência, o centroavante Arthur Souza invadiu a área e finalizou pelo lado de fora da rede, desperdiçando mais uma chance.
Desse modo, a primeira etapa terminou com o resultado parcial de 1 x 0 para o América-MG.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Timãozinho apertou o oponente e buscou empatar a partida, a fim de dar tranquilidade à sequência do confronto. Porém, com muitas dificuldades na criação, o clube do Parque São Jorge não conseguiu chegar ao tento. A única oportunidade criada pelo Alvinegro foi com Guilherme Biro, quando o camisa 10 recebeu lançamento dentro da área pelo lado direito, dominou, limpou a zaga e finalizou para fora.
Logo os visitantes se acertaram e, pouco tempo depois do chute de Biro, assustaram o goleiro Kauê em cobrança de falta de seu camisa 10, Rodriguinho. Assim, após toque de mão do zagueiro corinthiano Murillo dentro de sua própria área, o América-MG teve um pênalti a seu favor e foi às redes com o mesmo Rodriguinho, o qual bateu no canto direito alto do arqueiro do Timão.
Com isso, Danilo promoveu as entradas de Higor, Riquelme e Felipe Augusto para tentar mudar a história do duelo, mas não conseguiu êxito. No minuto 40, Guilherme Biro pediu a marcação de penalidade máxima depois de ser tocado pelo autor do segundo gol americano em cima da linha da grande área, mas o árbitro nada anotou.
Dessa forma, o segundo tempo se encerrou com 2 x 0 no placar para o América-MG e vaga a ser decidida nas penalidades.
Pênaltis
Nas cobranças de pênalti, o Corinthians teve 100% de aproveitamento, visto que Matheus Araújo, Leo Mana, Guilherme Biro e Zé Vitor, nessa sequência, converteram suas tentativas.
Já o América-MG começou desperdiçando o primeiro chute com Mateus Henrique e, após gols de Adyson e Rodriguinho, perdeu a classificação na cobrança errada de Vinicius, que tentou duas vezes. Na primeira, Kauê se adiantou e fez a defesa, mas o bandeira mandou voltar. Na segunda, Vinicius acertou o travessão e fechou o resultado em 4 x 2.
Assim, o Corinthians se classificou às semifinais do Brasileirão Sub-20 e agora enfrenta o Flamengo, que eliminou o Internacional. Do outro lado da chave, Palmeiras e Athletico-PR duelam por uma vaga na principal competição da categoria.
E agora?
Depois da classificação, o Corinthians tem como próximo oponente o Guarani, desta vez pelo Campeonato Paulista Sub-20, na quarta-feira (24), às 10h (de Brasília). O jogo será disputado na Fazendinha.
Veja mais:
Corinthians terá clássico pela frente em busca de sexta final seguida do Brasileirão Feminino
Gil quebra recorde de jogos pelo Corinthians e forma quarteto histórico ideal de Cássio
Corinthians pode repetir maior sequência positiva como visitante pelo Brasileirão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados