Quase cem títulos conquistados em dez anos, 50% do elenco profissional formado por jogadores oriundos das categorias de base, revelações para o futebol mundial… São vários os motivos pelos quais o Corinthians pode acreditar que é referência no futsal. E foi pensando nisso que, na última sexta-feira, o clube divulgou vários fatos para comprovar que pode, sim, ser considerado o maior projeto do mundo na modalidade.
Com o título “Corinthians Futsal é o maior projeto de futsal do mundo”, o clube publicou um texto em seu site oficial com dados que consolidam a alcunha. O Timão começou destacando as diversas conquistas com o elenco profissional e com a base nos últimos dez anos, ou seja, entre 2012 e 2022.
“Alguns números mostram que o Alvinegro, nos últimos anos, é o maior vencedor de títulos e também o maior formador de atletas. Ganhar: nenhum clube ganhou mais títulos do que o Corinthians nas competições que participou. São 93 conquistas, entre 2012 e 2022“, escreveu o Corinthians.
A publicação também diz que nenhum clube forma mais jogadores para o futsal e futebol mundial do que o Corinthians. De acordo com o Timão, somente em 2022 foram 49 atletas revelados no Parque São Jorge que jogaram a Liga Nacional de Futsal, e 18 das 22 equipes da LNF tinham ao menos um nome que deram seus primeiros passos da carreira no Ginásio Wlamir Marques.
E o Corinthians não só forma jogadores para outros clubes, como utiliza vários de sua base no elenco profissional de futsal. Inclusive, em anos de importantes conquistas, como no primeiro título da Liga Nacional, em 2016, sete dos 18 atletas tinham passagem pela base. Já em 2022, no ano do bicampeonato da LNF, foram 12 dos 21 nomes do plantel.
Para 2023, a filosofia de aproveitar crias da casa segue a mesma. Isso porque 50% do atual elenco de Deividy Hadson é formado por jogadores formados nas categorias de base do Corinthians Futsal: os goleiros Lucas Oliveira, Thalisson e Vandeson, os fixos Daniel Sodré e Lucas Martins e os alas Alê Teixeira, Gabriel Alves, Luis Felipe e Thiaguinho.
O Corinthians ainda destacou que alguns nomes formados em suas categorias de base defendem, atualmente, clubes importantes na Europa, como Matheus (Barcelona-ESP), Marcel (El Pozo-ESP), Rocha (Benfica-POR), Arthur (Benfica-POR), Alex (Norilsk Nickel-RUS), João (Norilsk Nickel-RUS) e Guilhermão (Feldi Eboli-ITA).
Por fim, o Corinthians relembrou de jogadores que passaram por categorias de base no futsal e, posteriormente, atuaram pela equipe de futebol profissional, como Matheus Donelli, Fagner, Roni, Maycon, Gustavo Mantuan, Guilherme Biro, Pedrinho, Wesley, entre outros.
Já pelo mundo, nomes como Marquinhos (PSG, da França, e Seleção Brasileira), Gabriel Martinelli (Arsenal, da Inglaterra, e Seleção Brasileira) e Malcom (Zenit, da Rússia, e Seleção Brasileira) também tiveram passagens pela base de futsal do Corinthians.
O elenco de Deividy Hadson se prepara para a estreia na Liga Nacional de Futsal, marcada para a próxima quinta-feira, dia 23, às 19h (de Brasília), no Ginásio Wlamir Marques, contra o Campo Mourão. O Corinthians é o atual campeão da LNF e vai em busca de seu terceiro título em 2023.
Veja mais:
Algoz do Corinthians no Paulistão revela que foi dispensado pelo clube nas categorias de base
Dois jogadores do Corinthians Basquete participam do primeiro dia de Jogo das Estrelas
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados