- Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão
Na noite deste sábado, 20, o Corinthians sofreu sua segunda derrota seguida no Campeonato Brasileiro, ao ser superado pelo Red Bull Bragantino por 1 x 0 em jogo disputado no Estádio Nabi Abi Chedid, passando em branco pela terceira vez consecutiva no torneio. No entanto, os números mostram que o principal problema do Timão é a falta de eficácia nas chances criadas.
De acordo com dados disponibilizados pelo site FootStats, que é especializado em estatísticas do futebol, o Corinthians somou 40 finalizações nas três primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, sendo a equipe com a maior quantidade chutes neste início competição nacional.
No quesito de finalizações totais, o Alvinegro Paulista só fica atrás de Vasco da Gama e Fluminense, ambos com 44, e do arquirrival Palmeiras, que finalizou 43 vezes nas três partidas que disputou no Brasileirão 2024.
Entretanto, apenas sete dessas finalizações foram na direção do gol adversário, o que deixa a equipe com uma taxa de 17,5% de chutes certos. O Timão ainda criou quatro grandes chances, mantendo uma média de 1.3 por partida, mas desperdiçou todas elas. Esses números levam a equipe a ter a pior eficiência do Campeonato Brasileiro nas três primeiras rodadas.
As estatísticas mudam muito em relação aos obtidos no Paulistão e na Copa Sul-Americana. No estadual, o Alvinegro somou 168 finalizações, sendo 55 delas na direção do gol, mantendo uma taxa de acerto de 32,7% e marcando 14 gols. Já no torneio continental, são 28 finalizações totais e 14 na direção do gol, contabilizando 50% de acerto e cinco gols marcados.
A falta de eficácia, inclusive, foi mencionada pelo técnico António Oliveira em entrevista coletiva após a derrota para o Red Bull Bragantino. O comandante português lamentou o problema e apontou que também é necessário ter mais refino técnico nas tomadas de decisão.
“Pecamos pela falta de eficácia, principalmente no último terço, e quando eu falo de falta de eficácia não é só de chute, é de mais refino nas nossas ações técnicas individuais nos últimos 30 metros”, disse o treinador.
Antes de tentar melhorar os números no Brasileirão, o Corinthians foca em outra competição: a Copa Sul-Americana. O Timão viaja até Buenos Aires para enfrentar o Argentinos Juniors, na terceira rodada do torneio. A partida está marcada para acontecer na próxima terça-feira, 23, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Diego Armando Maradona.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Paulinho vê cobranças ao elenco do Corinthians como justas: “Não pode ficar tanto tempo sem vencer”
Corinthians finaliza preparação para partida contra a Ferroviária pelo Brasileirão Feminino