Na tarde desta sexta-feira, 23, uma contratação na base do Corinthians gerou polêmica tanto no clube quanto nas redes sociais. O jovem Reginaldo Borim, de 17 anos, teve sua chegada ao Alvinegro noticiada por diversos veículos, como o 49º reforço do clube para a temporada. No entanto, um detalhe chamou a atenção: o atleta seria contratado para o Sub-18 como lateral-esquerdo, embora tenha atuado como goleiro até o ano passado.
Reginaldo, que estava no XV de Jaú e atuou apenas 33 minutos em 2024, se desvinculou da equipe do interior para assinar um vínculo profissional com o Corinthians por três temporadas. Contudo, os detalhes sobre seu processo de contratação, que vieram à tona após matéria do ge.globo, geraram reação negativa entre os corinthianos, e a pressão exercida sobre o diretor da base Claudinei Alves resultou na desistência do Timão em fechar com o jogador.
Após a notícia do recuo corinthiano vir a público, o diretor justificou a medida, também ao ge.globo: “Acabaram comigo agora no grupo do Conselho. Infelizmente, não vou ficar sofrendo pressão no clube por causa de um atleta. Podemos estar acabando com a carreira de um garoto, tenho esse sentimento, mas estou mandando embora. Paciência.”
A Central do Timão entrou em contato com a assessoria da base do Corinthians para entender melhor o caso. A informação recebida foi de que houve uma “falha interna” no processo de contratação de Reginaldo, identificada por Claudinei. Devido a isso, a contratação do jogador sequer havia sido assinada pelo clube, e portanto não chegou a ser concretizada.
Mesmo com o recuo neste acordo, o Corinthians já trouxe 48 jovens para suas categorias de base em 2024, criando duas categorias intermediárias para alocar todos os atletas e mantê-los ativos, disputando jogos e torneios amistosos: Sub-16 e Sub-18. O número de negociações, atípico e acima da média, vem chamando a atenção de torcedores e também de conselheiros do clube no Parque São Jorge.
No último dia 12, durante reunião do Conselho Deliberativo para a apresentação de relatório da Comissão de Justiça sobre o caso VaideBet, uma intervenção na tribuna foi feita para abordar essa situação. Ela foi realizada diretamente ao presidente Augusto Melo, presente na reunião, pelo conselheiro Paulo Roberto Bastos Pedro, da Chapa 82, braço do Movimento Corinthians Grande no CD.
Na ocasião, Paulo Pedro questionou Augusto sobre a quantidade de jogadores contratados pela base do clube, além de cobranças sobre o desempenho esportivo e a qualidade dos dirigentes envolvidos nas diversas categorias mantidas pelo departamento. No entanto, o presidente corinthiano não respondeu às indagações, afirmando que se defenderia na Comissão de Ética, e o conselheiro foi orientado a entregar as perguntas por escrito.
Ainda de acordo com o conselheiro, isso foi feito, com cópias dos questionamentos sendo entregues ao presidente Augusto Melo e também ao presidente do Conselho, Romeu Tuma Júnior. A Central do Timão procurou Tuma, então, para compreender quais ações o órgão poderia tomar a partir do momento em que as perguntas foram recebidas.
Em resposta, o dirigente afirmou que o Conselho Deliberativo deve seguir o rito regimental para tratar dessa pauta, o que exige o protocolo de um requerimento. Outra possibilidade é encaminhar as perguntas e eventuais denúncias a uma comissão temática do órgão, como a Comissão de Esportes ou de Futebol. Segundo Tuma, isso ainda não foi realizado, o que inviabiliza o início de qualquer investigação.
Questionado a respeito, o conselheiro Paulo Pedro afirmou que protocolará o requerimento na secretaria do Conselho Deliberativo na próxima segunda-feira, 26, conforme a orientação de Tuma, para que o órgão possa apurar as questões levantadas a respeito da gestão da base corinthiana na atual temporada. A Central do Timão seguirá acompanhando o caso.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Jogador do Corinthians Futsal sofre lesão e preocupa para sequência da temporada
Corinthians duela pelo Paulista de Basquete em busca de primeira vitória fora de casa
CBF confirma dia e hora de partidas do Corinthians pelas quartas do Brasileirão Feminino
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
Tem q mandar esse tal diretor embora e indenizar o moleque; esses absurdos só acontecem no Corinthians, pq há tempos, é dirigido por amadores, corruptos e incompetentes