Nesta sexta-feira, 26, o Corinthians decidiu entrar com um pedido na FIFA contra o Talleres, da Argentina, para solicitar a documentação do meio-campista Rodrigo Garro. A diretoria alvinegra vive um impasse com o clube argentino e entende que já cumpriu o acordo, mas o clube argentino insiste em não liberar a transferência do jogador (entenda o caso abaixo).
Foram realizados dois pedidos de intervenção para liberação da transferência, sendo um do Corinthians e outro por parte de Rodrigo Garro. O meio-campista alega que a postura do Talleres o impede de trabalhar no Brasil, e a postura do jogador pode acelerar o processo na FIFA. O próprio atleta tentou dialogar com o clube argentino pedindo a documentação, sem sucesso.
“O Sport Club Corinthians Paulista informa que, em se tratando da negociação envolvendo Rodrigo Garro, o clube recorreu à Fifa por meio de Pedido de Intervenção para a Liberação de Transferência”, confirmou o Corinthians, em nota.
Entenda o caso
O Corinthians cumpriu o acordo e fez o pagamento de 4 milhões de dólares (cerca de R$ 19,7 milhões) para poder regularizar o meio-campista Rodrigo Garro, mas o Talleres faz uma nova exigência e quer receber o valor líquido, sem desconto de impostos. A diretoria alvinegra, porém, acredita que a cobrança é indevida e se apega ao contrato, que diz que a transferência teria de ser em quantia bruta, como aconteceu.
“Se tem problema de imposto, o nosso está pago. Isso é problema deles, imposto do país deles, eles que paguem. Garro é do Corinthians, não tem condições dele voltar para lugar nenhum. Queremos a liberação dele”, declarou o presidente do Corinthians, Augusto Melo, em entrevista à Rádio Bandeirantes nesta quinta-feira, 25.
Em contato com o UOL Esporte, o presidente do Talleres, Andrés Fassi, garantiu que só vai enviar a documentação de Rodrigo Garro quando receber a quantia descontada por impostos na Argentina. A diferença é de, aproximadamente, 700 mil dólares (algo em torno de R$ 3,4 milhões). Há uma outra parcela a ser quitada pelo Corinthians no segundo semestre de 2024, no montante de 2 milhões de dólares.
Enquanto não resolve o impasse com Talleres, o Corinthians não consegue inscrever Rodrigo Garro no Paulistão. O meio-campista já desfalcou o elenco de Mano Menezes nas duas primeiras rodadas, contra Guarani e Ituano. Para obter logo os documentos do jogador, Augusto Melo não descartou ir à FIFA, mas reconheceu que isso atrasaria ainda mais a estreia do argentino com a camisa alvinegra.
“Em último caso, não tem nem o que recorrer (à FIFA). Isso é causa ganha. Qualquer ganho de advogado, jurista entende disso. Estamos tranquilos. Se chegar a esse ponto (de ir na FIFA), vai tardar um pouco mais a estreia dele. Garoto está com fome de bola, quer estrear e precisamos dele”, completou o mandatário.
Agora com a ação na FIFA, o Corinthians espera resolver a situação para ter, o quanto antes, Rodrigo Garro à disposição de Mano Menezes. O jogador deve, novamente, ser desfalque na terceira rodada do Paulistão, neste sábado, 27, contra o São Bernardo.
Veja mais:
Atleta irlandês se impressiona com torcida do Corinthians em final da Copinha
De novo contra São Bernardo, árbitro apita jogo do Corinthians pela segunda vez na carreira
Presidente do Corinthians explica impasse para liberação de Garro e não descarta ir à FIFA
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados