O Corinthians abriu negociações com o experiente Vanderlei Luxemburgo na manhã desta segunda-feira, 1, e está perto de anunciar a contratação do técnico para substituir Cuca, que deixou o comando alvinegro na madrugada da última quinta-feira, 27. A informação sobre a abertura de conversas com o treinador de 70 anos foi divulgada inicialmente pela jornalista Marília Ruiz e confirmada pela Central do Timão.
Existe, inclusive, a expectativa de Luxemburgo dar o treino do Corinthians na tarde desta segunda-feira e já comandar o time nesta terça-feira, 2, contra o Independiente del Valle, do Equador, pela terceira rodada da Libertadores. O duelo será disputado na Neo Química Arena e é bem importante para o Timão, que vem de derrota para o Argentinos Juniors, da Argentina, na competição.
Vanderlei Luxemburgo surge como opção para substituir Cuca após a diretoria alvinegra ouvir recusas de Tite e Mano Menezes. O primeiro prometeu à esposa que não vai trabalhar no Brasil em 2023 porque vislumbra uma chance na Europa, enquanto o segundo pretende cumprir seu contrato com o Internacional, válido até dezembro de 2023.
Um dos técnicos brasileiros mais vitoriosos na história, Vanderlei Luxemburgo acumula diversos títulos expressivos ao longo da carreira, incluindo cinco edições do Brasileirão (1993, 1994, 1998, 2003 e 2004), uma Copa do Brasil (2003) e outras 16 taças estaduais pelo Brasil, além de uma Copa América (1999) pela Seleção Brasileira.
Luxemburgo, no entanto, está há cerca de um ano e meio sem trabalhar. O último clube da carreira do treinador de 70 anos foi o Cruzeiro, em 2021. Ele ajudou o clube mineiro a se livrar do rebaixamento à Série C do Brasileirão, mas não chegou perto de conquistar o acesso à Série A. Embora tenha renovado seu contrato até 2023 na época, o técnico deixou a Raposa após a venda da SAF para Ronaldo Fenômeno.
Já pelo Corinthians, Vanderlei Luxemburgo acumula duas passagens. A primeira foi em 1998 e culminou com o segundo título do Brasileirão na história do clube, sendo encerrada após o técnico receber um convite da Seleção Brasileira. Ele retornou em 2001 e conquistou o Paulistão. Ao todo, o experiente comandante esteve à frente do Timão em 136 jogos, com 63 vitórias, 34 empates e 39 derrotas.
Veja mais:
Róger Guedes completa 20 jogos em 2023 com números superiores ao mesmo período de 2022
Onde assistir? Duelo entre Corinthians e Independiente del Valle será exclusivo do streaming
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados