- Por Anthonio Delbon/Redação da Central do Timão
O Corinthians marcou incríveis 10 x 1 na equipe do Tiradentes-PI; 39 anos depois, o feito segue inigualável, sendo o Corinthians a única equipe do Brasil a marcar dez gols em uma partida de primeira divisão de Campeonato Brasileiro.
Foi no dia 9 de fevereiro de 1983 que o Corinthians da Democracia Corinthiana aplicou a maior goleada da história do Campeonato Brasileiro. Há exatos 39 anos, a equipe do Tiradentes, do Piauí, foi a vítima de 10 gols alvinegros e uma atuação de gala de Sócrates, líder do time que viria a ser bicampeão Paulista naquele mesmo ano.
Dirigido por Mário Travaglini, o Timão entrou em campo com Solito; Alfinete, Mauro, Daniel Gonzalez e Wladimir; Paulinho, Biro-Biro, Sócrates e Zenon; Ataliba e Paulo Egídio. Acabou tomando um gol dos piauienses logo na primeira etapa, com o meia Sabará, mas logo virou a partida e começou a virada com gol do reserva Vidotti, pai do goleiro Paulo Victor.
Os autores dos gols, além de Vidotti, foram Sócrates (4), Paulo Egídio (2), Biro-Biro, Ataliba e Wladimir. Foi do lateral-esquerdo, jogador que mais vestiu a camisa corinthiana com 806 partidas, a obra-prima da noite: um golaço de bicicleta após cruzamento de Paulo Egídio.
O jogo do Canindé foi válido pela primeira fase do Campeonato Brasileiro. O grupo D continha Corinthians, Fluminense, Tiradentes, CSA e Fortaleza. O Tiradentes fez naquele ano sua última participação na primeira divisão nacional, e chegou até a vencer o Timão, por 2 x 1.
Já o Timão se classificou em primeiro no grupo da primeira fase e também em primeiro no grupo na segunda fase, que continha Vasco, Bahia e Campo Grande, mas foi eliminado na terceira fase em um grupo que continha Guarani, Goiás e o Flamengo de Zico, que viria a ser o campeão em 1983.
Mesmo 39 anos depois, o feito segue inigualável. O Timão é a única equipe do Brasil a marcar dez gols em uma partida na Série A do Campeonato Brasileiro.