Pelo menos uma pessoa no mundo vai estar com o coração dividido na noite desta terça-feira, 29, durante o jogo entre Corinthians e Estudiantes, pela volta das quartas de final da Copa Sul-Americana, no Estádio Jorge Luis Hirschi. Trata-se da gaúcha Camila Bairros, torcedora alvinegra desde a infância, mas também funcionária e sócia do clube de La Plata.
Camila Bairros nasceu no Rio Grande do Sul, na cidade de Nova Hartz, que conta com aproximadamente 21 mil habitantes e fica a cerca de 77 km de Porto Alegre. Mesmo vindo de uma família de torcedores do Grêmio, a gaúcha se declara torcedora do Corinthians desde a infância. Graças ao ex-meia Marcelinho Carioca, um dos maiores ídolos da história alvinegra. Ela tem até o “CP”, primeiro escudo do clube, tatuado no pulso.
“Nos anos de 1990, quem mais estava em evidência na televisão era o Corinthians. E eu lembro que na época eu via muitos gols de falta do Marcelinho Carioca e acabei virando corinthiana por causa dele“, explicou Camila, em entrevista ao Corinthians.com.br.
Camila deixou o país natal em 2020 e foi estudar na Argentina. O apartamento era perto do Estádio Jorge Luis Hirschi, casa do Estudiantes, e foi aí que um novo amor se iniciou na vida da gaúcha, que, até então, nunca havia assistido a um jogo in loco.
“Fui morar em um apartamento onde eu conseguia ver as luzes do estádio (Jorge Luis Hirschi). E como eu nunca pude viver um jogo dentro de um estádio, morria de vontade de ver uma partida lá.”
Porém, uma morte de um tio muito querido no Brasil, durante a pandemia de Covid-19, adiou os planos da corinthiana, que trancou a faculdade em La Plata e decidiu voltar para o Rio Grande do Sul. Camila só retornou à Argentina em 2022, quando fez a visita ao estádio do Estudiantes e se apaixonou pela torcida pincharrata. Ela, então, resolveu se tornar sócia para ir em todos os jogos do clube argentino.
“Conheci uma amiga que me levou ao estádio dos Estudiantes pela primeira vez e esse jogo me marcou, pois era exatamente o dia do aniversário do meu tio que havia falecido, ele era como um pai para mim. E simplesmente me apaixonei pela experiência, principalmente a torcida”, contou.
Quis o destino que, além de sócia e torcedora, Camila se tornasse funcionária do Estudiantes em 2023. A gaúcha recebeu um convite do clube argentino para se tornar a voz oficial do estádio em português, durante os jogos do time contra equipes brasileiras na Copa Sul-Americana. Os Pincharratas enfrentaram Red Bull Bragantino, na fase de grupos, e Goiás, nas oitava de final, ao longo da competição.
Um dos dirigentes pincharratas, Luis Alvares Gelves, coordenador institucional do Estudiantes, se tornou amigo de Camila e fez a ponte para a gaúcha se tornar a voz oficial do clube argentino em português.
“Ela transferiu sua paixão pelo futebol para La Plata e obviamente, sendo torcedora de um clube gigante como o Corinthians, não poderia escolher outro grande clube da Argentina se não o Estudiantes. Camila colabora muito conosco, é a voz em português do estádio e uma excelente anfitriã para amigos do Brasil que visitam La Plata ou estudam lá. Ela se identifica muito com nossos valores e cores”, relatou Gelves.
Camila só não contava com a possibilidade de ver o Estudiantes enfrentar o Corinthians, seu clube do coração, ainda em 2023. Quando os brasileiros eliminaram o Newell’s Old Boys e os Pincharratas passaram pelo Goiás nas oitavas, o duelo foi confirmado nas quartas de final da Copa Sul-Americana. E o coração dela ficou dividido.
A gaúcha contou que a ficha só caiu na segunda-feira passada, dia 21, véspera do jogo de ida na Neo Química Arena. Camila disse que não conseguiu dormir e sofreu de ansiedade na noite anterior ao duelo. Ela assistiu à partida pela televisão, uma vez que não pôde ir para São Paulo.
“A ficha só foi cair de fato na véspera do jogo que ocorreu em São Paulo. Eu mal consegui dormir, tive ansiedade, pois eu não sabia como seria, como eu iria reagir. As pessoas vinham me perguntar como eu estava me sentindo e eu só respondia que não sabia, pois era muito difícil definir um sentimento. Para mim é como ter que escolher qual dos filhos eu gosto mais.”
Camila ainda garantiu que jamais imaginou torcer para outro clube além do Corinthians e admite que não está sabendo lidar com o sentimento de ver seus dois times se enfrentando nas quartas de final da Copa Sul-Americana. A gaúcha só quer uma coisa: que vença o melhor nesta terça-feira.
“Nunca na minha vida eu pensei em escolher outro time que não fosse o Corinthians. Nunca tive um segundo time, eu sempre fui apenas Corinthians e na minha vida sempre foi assim, ainda mais no meio de uma família de gremistas”, declarou.
“Sonhava em ver os meus jogadores preferidos de perto, como Cássio, Renato Augusto, Yuri Alberto e até o Matías Rojas, que jogou aqui na Argentina. Então, esse sentimento está sendo bem difícil. É como se eu estivesse traindo alguém, em ter que escolher para quem eu vou torcer neste confronto.”
“Hoje, o Estudiantes é a minha família, mas o Corinthians sempre vai ser o amor da minha vida. Eu estou completamente dividida, só torço para que seja um duelo lindo e que vença o melhor”, finalizou.
O Corinthians venceu o jogo de ida por 1 x 0, na Neo Química Arena, e precisa apenas de um empate por qualquer placar nesta terça-feira para avançar à semifinal da Copa Sul-Americana. Já o Estudiantes busca uma vitória por dois ou mais gols para passar direto, ou por um gol para levar aos pênaltis.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Três jogadores do Estudiantes sofrem lesões e serão desfalques em decisão contra Corinthians
Técnico e destaque do Corinthians projetam decisão contra o Santos na Copa do Brasil Sub-20
Estudiantes x Corinthians: escalação, arbitragem e onde assistir
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados